Cidades Edição de quarta-feira, 10 de junho de 2009
Interior // Cidades receberão aterros sanitários
Pau dos Ferros, Umarizal, Caicó e Currais Novos serão as primeiras cidades a receber os novos aterros sanitários que serão construídos pelo governo do estado, através do Programa Estadual de Resíduos Sólidos. Inicialmente, os aterros vão receber lixo produzido em 65 municípios potiguares, sendo 40 do Alto Oeste e 25 do Seridó. Os contratos com os prefeitos foram assinados ontem.
Nesse primeiro momento serão investidos R$ 13 milhões. Os recursos são oriundos de um fundo mantido com 10% de cada licença ambiental expedida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. De acordo com o vice-governador do estado e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, a ideia é criar consórcios intermunicipais para viabilizar o projeto. "Seria caro para os municípios pequenos custear a construção de um aterro, por isso sugerimos parcerias com as cidades mais próximas. Os aterros serão construídos pelo governo, mas os municípios é que vão administrar", disse.
Cadaaterro poderá coletar até 150 toneladas de lixo por dia. As obras serão iniciadas em outubro e a expectativa é que fiquem prontas no início de 2010. "O tratamento adequado do lixo aumentará a qualidade de vida da população, diminuindo a incidência de doenças infecto-contagiosas, além de outros problemas de saúde", declarou Iberê. Segundo ele, há intenção de expandir o programa para incluir todos os 167 municípios do RN.
Em 92% dos municípios potiguares o destino final dos resíduos sólidos urbanos são lixões a céu aberto, de acordo com dados da secretaria. O diagnóstico elaborado pelo órgão detectou que a situação é ainda mais crítica nas cidades próximas às nascentes de rios importantes para o abastecimento de água.
Clique na imagem para
vê-la maior
Edição de quarta-feira, 10 de junho de 2009
Edições anteriores
Selecione a data do
Diário que você
deseja visualizar
Copyright
- Diariodenatal.com.br | todos os direitos reservados. É proibida
a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização |
redacao.rn@diariosassociados.com.br