Crianças de instituições públicas e privadas têm dieta carente em dois dos mais importantes componentes
Há baixa ingestão de fibras (frutas, verduras e legumes) por parte das crianças das creches públicas e privadas, segundo a pesquisa da Danone. O feijão aparece como a principal fonte de fibras na alimentação e representa 33,6% do total de fibra consumida. As crianças analisadas no estudo estão comendo alimentos pobres em fibras. As frutas, verduras e legumes são as principais fontes desses elementos e estão aparecendo pouco na dieta infantil. Na lista levantada durante o estudo, entre os alimentos que mais estão contribuindo para a ingestão de fibra das crianças brasileiras, a primeira fruta que aparece é a banana, com menos de 5% de contribuição. A maçã, por sua vez, não chega nem a 3% e ocupa o oitavo lugar como fonte de fibra das crianças brasileiras estudadas.
Amanda, Francisco, Sara e Lucila não gostavam de frutas, mas aprenderam a apreciar o sabor natural a partir de um projeto de reeducação alimentar coordenado pela professora Daliane (abaixo) fotos: D Luca /DN/D.A Press
A pesquisa mostra também a ingestão inadequada de cálcio, que traz problemas ao longo da vida, como a osteoporose, uma doença metabólica que enfraquece os ossos, deixando-os suscetíveis a fraturas.
O levantamento mostra que 57% das crianças de quatro a seis anos não ingerem a quantidade diária adequada de cálcio. Com relação à estatura para a idade, 5% das crianças são menores do que a média normal para idade.
Nas creches públicas, o índice de estatura abaixo de dois desvios padrão da curva da Organização Mundial de Saúde é de 6,25%, enquanto nas privadas alcança 3,83%. Espera-se que a população em geral apresente no máximo 2,5% de baixa estatura. A baixa estatura foi claramente relacionada ao nível social e econômico, mostrando que crianças de escolas públicas têm maior comprometimento.
+ Mais Escola aposta em cantina saudável
Clique na imagem para
vê-la maior
Edição de domingo, 21 de junho de 2009
Edições anteriores
Selecione a data do
Diário que você
deseja visualizar
Copyright
- Diariodenatal.com.br | todos os direitos reservados. É proibida
a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização |
redacao.rn@diariosassociados.com.br