A segunda coleta de amostras de sangue em detentos do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, foi realizada ontem, para a prevenção à transmissão do vírus HIV/AIDS e hepatite. A coleta foi realizada pelas secretarias estaduais da Saúde Pública (Sesap) e da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e Laboratório Central (Lacen).
De acordo com a coordenadora do Programa Regional de DST/AIDS da II URSAP, Magnólia Fernandes Solano, o material coletado será levado para o laboratório regional de Mossoró, onde deverá ser preparado, congelado e enviado para o Laboratório Central - Lacen. Caso dê resultado positivo para alguma dessas enfermidades os apenados serão encaminhados para tratamento. O hospital de referência "Rafael Fernandes" será o responsável em atender os que forem diagnosticados com HIV/AIDS ou Hepatite, explica Magnólia Solano.
"Os exames não foram obrigatórios, ou seja, só foi coletado sangue e realizado o atendimento médico daqueles internos que aceitaram participar das ações da Campanha", informou a técnica do Programa Regional de DST/AIDS da II URSAP, Gleice Cristiane Cavalcante.
Incidência
A grande incidência da Aids entre os detentos brasileiros está associada às condições inadequadas de confinamento, superpopulação, precariedade das instalações, dificuldade de acesso a insumos de prevenção e a informações, além do não uso de preservativos, do consumo de drogas e do compartilhamento de instrumentos para tatuagem e piercing, destacou Magnólia Solano.
Clique na imagem para
vê-la maior
Edição de sábado, 7 de novembro de 2009
Edições anteriores
Selecione a data do
Diário que você
deseja visualizar
Copyright
- Diariodenatal.com.br | todos os direitos reservados. É proibida
a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização |
redacao.rn@diariosassociados.com.br