Numa disputa por pontos corridos, como ocorre nas duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, o primeiro jogo deveria ter a mesma importância da última partida, uma vez que todos têm o mesmo valor: três pontos para o vitorioso. Porém, com o decorrer da competição, dependendo da posição do time na tabela, as últimas partidas
Atacante Helinho está cotado para sair jogando ao lado do artilheiro Lúcio Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
passam a ser de "vida ou morte" para os clubes. Este é o caso do América, que ocupa a 17ª posição com 36 pontos, abrindo a zona do rebaixamento. Por esse motivo, a partida de hoje à noite, que fechará a 34ª rodada, às 20h, no Machadão, é encarada como o jogo da vida do alvirrubro na competição. Uma vitória mantém o sonho da permanência. Já uma derrota ou até mesmo um empate pode ser a "pá de cal" que sepultaria de vez o time natalense.
"Cada jogo agora é uma decisão, principalmente os de casa. Trabalhamos forte nesse período e só podemos pensar na vitória", afirma o zagueiro Edson Rocha. O goleiro Rodolpho reforça as palavras do companheiro, ressaltando a responsabilidade dos jogadores nessa reta final de Série B. "Sabemos o que temos que fazer e de nossa responsabilidade nos últimos jogos. Temos que entrar com muita vontade para vencer e não sair do foco em nenhum momento", diz o goleiro titular.
Testes
Para essa importante partida de logo mais, o técnico Diá pode contar com todo o elenco americano. Não há suspensões nem mesmo jogadores titulares no Departamento Médico. Talvez tenha sido esse o motivo de tantas dúvidas na cabeça do treinador alvirrubro. Mesmo após o último treinamento tático, Diá não sabia (ou não queria dizer) quem jogaria ao lado de Lúcio no ataque, se Geovane ou Helinho. Os dois foram testados e o último parece ter a preferência do treinador, pois se destacou nos coletivos.
Outra dúvida é sobre o posicionamento do "polivalente" Somália. O volante pode sair como lateral esquerdo ou como meia de armação. Na primeira opção ele atuaria na vaga de Berg, com Juninho armando o jogo. A outra possibilidade é comBerg na lateral e Somália de meia, tirando Juninho do time. Quem acompanhou os treinos da semana aposta que Diá vai com a primeira opção, tendo ainda Helinho e Lúcio na frente
Vila vem retrancado
O Vila Nova adotará a cautela como seu principal lema para este final de semana. Em campo, a principal mudança dos goianos será no esquema de jogo. O técnico Zé Roberto confirmou que o time jogará com três zagueiros. Quem comemora é o zagueiro Walter, escolhidos para substituir o volante Claudinho Baiano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. "Isso é também uma boa chance para os zagueiros colorados mostrarem o seu potencial", afirmou Walter, que também quer fazer um bom jogo para garantir a renovação para 2010. "A gente está conversando e deve haver uma definição na próxima semana", declarou.
A volta de Walter não será a única mudança. Também na defesa, o zagueiro Edson Borges jogará no lugar de Leonardo, vetado pelo departamento médico. No ataque, a dúvida será entre Alex Dias e Willian, com mais chances para osegundo. Em 11º lugar no Campeonato Brasileiro da Série B, com 45 pontos ganhos.
Clique na imagem para
vê-la maior
Edição de sábado, 7 de novembro de 2009
Edições anteriores
Selecione a data do
Diário que você
deseja visualizar
Copyright
- Diariodenatal.com.br | todos os direitos reservados. É proibida
a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização |
redacao.rn@diariosassociados.com.br