Economia Edição de quinta-feira, 11 de março de 2010
Sobra aqui, falta lá
Assim como no RN, o Brasil deverá ter um excedente de mão de obra qualificada em 2010. De acordo com o Ipea, o ano fechará com 653 mil trabalhadores, qualificados e com experiência profissional, que não serão absorvidos pelo mercado. A estimativa é de um universo de 19,3 milhões de pessoas com qualificação e experiência profissional para uma demanda potencial de 18,6 milhões de trabalhadores.
Quando observada a diferença das necessidades regionais e estaduais, o estudo ressalta um paradoxo conhecido dos trabalhadores brasileiros. Apesar dos quase 2 milhões de trabalhadores qualificados à disposição do mercado em 2010, deve faltar mão de obra especializada em alguns setores, diz o Ipea. No RN, por exemplo, deve haver excesso de mão de obra qualificada nas mesmas áreas que em há escassez em São Paulo. A pesquisa mostra ainda que os únicos estados que registraram maior número de vagas do que de trabalhadores são Rondônia, Paraná e Santa Catarina.
O estudo foi elaborado com base em dados da Pesquisa Nacional porAmostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego.
Voltar
Clique na imagem para
vê-la maior
Edição de quinta-feira, 11 de março de 2010
Edições anteriores
Selecione a data do
Diário que você
deseja visualizar
Copyright
- Diariodenatal.com.br | todos os direitos reservados. É proibida
a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização |
redacao.rn@diariosassociados.com.br