A CTPS também conhecida como carteira de trabalho e previdência social é um documento aonde é registrado todo o seu histórico profissional trabalhista, lá fica registrado todas as empresas em que trabalhou, além de registrar as férias, FGTS e outras informações pertinentes ao seu desenvolvimento e caminhada profissional. Perde esse documento causa desespero em qualquer pessoa, mas é possível recuperá-la em caso de perda, para fazer a emissão da mesma hoje, contamos com um método totalmente informatizado é eficiente que ajuda muito mais ao cidadão, que deseja tirar a mesma, isto porque agora o agendamento da carteira de trabalho é realizado exclusivamente é direto pela a internet, para sua total comodidade e segurança.

Agendamento de Carteira de Trabalho 2023
Agendamento de Carteira de Trabalho 2023: Confira como agendar o seu documento

A Carteira de trabalhou surgiu em 1932, foi implantada no Governo de Getúlio Vargas é um documento obrigatório, pois você precisa do mesmo para registrar todo o seu histórico profissional.


Onde tirar a CTPS?

A carteira de trabalho possui um órgão responsável pela a sua emissão chamada Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, através do site do MTE você pode realizar o agendamento da retirada do documento, porém precisa verificar ser é uma exigência do seu município que realize o agendamento, pois não são todos os municípios que exigem isto.

Caso a unidade que você deseja não atenda por agendamento basta comparecer na mesma portando todos os documentos e solicitar a CTPS.


Agendamento da CTPS

CLIQUE AQUI para agendar sua CTPS

Muitas pessoas reclamam que quando acessam ao site não conseguem agendar o atendimento, isto porque o site vive congestionado. Uma dica importante e deixar para realizar o agendamento no horário da noite, neste período são disponibilizadas as datas de agendamento e horário, ou seja, a probabilidade para agendamento é maior.


 Conheça a documentação necessária:

A relação dos documentos varia muito de acordo com a cada unidade atendimento, a primeira via da CTPS basta apresentar apenas registro geral, mais conhecido como RG, uma foto 3×4, é bom levar comprovante de residência e também o seu CPF, é importante também que leve a certidão de casamento ou nascimento. A mesma documentação também e valida para a 2º via do documento.

Em alguns locais já estão fazendo uso do registro profissional pela a internet, em algumas unidades de atendimento não é preciso levar foto, pois é emitida na hora. O tempo de recebimento da carteira de trabalho varia de acordo com o posto de atendimento, já em unidades de atendimento do poupa tempo à carteira de trabalho é emitida na hora.


Quem pode solicitar a CTPS?

A emissão da carteira de trabalho é totalmente gratuita, pode ser solicitada e emitida por brasileiros, à idade de solicitação é a partir de 14 anos de idade, porém essa idade é para jovem aprendiz que permite registro em carteira.  Brasileiros naturalizados e também os estrangeiros com a carteira de trabalho dos estrangeiros podem fazer a solicitação.

É importante que retire a sua carteira, pois é o seu documento que registra toda a sua carreira profissional, através dela você consegue comprovar que já trabalhou em alguma empresa e pode requerer seus direitos trabalhistas, ela é direito de todos.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome