O Aprendiz Legal simplesmente é um programa que tem como objetivo preparar e inserir jovens no mundo do trabalho. Vale a pena lembrar que tal projeto utiliza a Lei da Aprendizagem como base. Tudo para contribuir para a formação de jovens autônomos, em diferentes áreas do mercado de trabalho. Uma outra boa meta do projeto é combater a evasão escolar e também o trabalho infantil. A mesma é um instrumento que visa transformar milhares de vidas, impactando-as na sociedade. Assim, pensando desta maneira, separamos algumas informações importantes sobre o que é o Aprendiz Legal 2023.

Aprendiz Legal 2023
Aprendiz Legal 2023

Veja também: Jovem Aprendiz Carrefour 2023 Jovem Aprendiz Senac 2023.

O que é e como funciona o programa Aprendiz Legal?

O programa Aprendiz Legal 2023 visa melhorar a qualidade de vida dos jovens, principalmente pensando no futuro. Isso porque, o mesmo ganha cursos profissionalizantes ou até mesmo contratos de trabalho. Podem se inscrever pessoas entre os 14 e 24 anos, para essa condição de aprendizes.

Lembrando, que, primeiramente, o vínculo empregatício pode durar até dois anos, no máximo. E disso, ele é capacitado na própria empresa que o contratou. Disso, combinam uma formação teórica e prática, aumentando o currículo do cidadão. Todo o programa possui parceria do CIEE e do Gerar, duas das principais empresas de ensino e oportunidades de trabalho para jovens.

Como Funciona o Programa
Como Funciona o Programa

Cadastro Aprendiz Legal 2023

Caso você queira realizar seu cadastro para o programa Aprendiz Legal 2023, é bastante simples. Tudo que você precisa fazer é seguir o passo a passo abaixo, principalmente:

  1. Entrar no site oficial do CIEE
  2. Realizar o seu cadastro de estudante, preenchendo todos seus dados pessoais
  3. Ter no mínimo 14 anos de idade, e no máximo, 24, com ensino fundamental ou médio ainda em curso
  4. Lembrando que a idade máxima não se aplica a aprendizes com deficiência
  5. Encontre as vagas referentes ao seu estado e cidade. Agora, basta, porquanto, se inscrever em uma para concorrer
Cadastro Aprendiz Legal 2023
Cadastro Aprendiz Legal 2023

Saiba Como se inscrever no Jovem Aprendiz.

Vagas para Aprendiz Legal

Além das vagas para o Aprendiz Legal 2023, em termos de trabalho. Assim como existem também muitos outros cursos que são disponibilizados pelo programa. São estes, eventualmente:

  1. Agronegócio
  2. Aprendiz na Indústria da Carne
  3. Auxiliar de Alimentação e de Produção Industrial
  4. Comércio e Varejo
  5. Logística
  6. Módulo Básico
  7. Ocupações Administrativas
  8. Operador de caixa, computador e telemarketing
  9. Serviços Bancários – este para jovens e adolescentes, apenas,
Vagas para Aprendiz Legal
Vagas para Aprendiz Legal

Lei da Aprendizagem

A Lei da Aprendizagem, ou seja, a Lei 10.097/2000, prevê que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens. Eles devem ter entre 14 e 24 anos de idade, para serem elegíveis ao Aprendiz Legal 2023.

O contrato de trabalho deve ter uma duração máxima de dois anos, e, neste período, deve ser, posteriormente, bem capacitado pela empresa. Ou seja, ter cursos de formação inclusos, para que possa combinar sua formação teórica a prática.

Isso dá aos jovens uma oportunidade melhor de inclusão social, sem falar em um bom primeiro emprego. Tendo assim, decerto, a possibilidade de desenvolver suas competências de uma maneira real para o mundo do trabalho. Isso claro, pensando no futuro.

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome