O programa social do Governo Brasileiro mais famoso é o Bolsa Família, o qual, ajuda a milhares de pessoas a saírem da miséria e dá um mínimo de dignidade a alguma famílias que literalmente, passavam fome. Mesmo sendo extremamente conhecido, algumas pessoas que teriam direito a esse benefício ainda têm algumas dúvidas básicas em relação ao programa. Como por exemplo, como fazer o cadastro do Bolsa Família.

Cadastro Bolsa Família 2024
Cadastro Bolsa Família 2024

Por isso, para ajudar essas pessoas que estão com dificuldades em fazer o Bolsa Família Cadastro, esse texto vai explicar passo por passo como se inscrever e começar a receber esse benefício.

Quem tem direito

Antes de falar de como se cadastrar no Bolsa Família, é importante lembrar quem tem direito a esse benefício. As pessoas que podem obter o bolsa família, são aquelas cuja estrutura familiar tenha uma renda mensal de menos de 77 reais por pessoa. Ou seja, aquelas que segundo o Governo brasileiro, se encontram em situação de miséria extrema.

Assim, essas famílias vão receber cada uma, por volta de 300 reais de auxílio do Governo e com esse dinheiro, vão conseguir pelo menos, se alimentar.

Atenção: uma vez inscrito, e importante manter em dia o cadastros dos dados do Programa Social para evitar de ter o seu Bolsa Família Bloqueado. Confira sempre no extrato de saque do seu Bolsa Família se não é solicitada a renovação cadastral do benefício.

Bolsa Família cadastro

O primeiro passo para receber o benefício da Bolsa Família, é estar incluso no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, para realizar esse cadastro, basta ir nas subprefeitura da sua cidade e solicitar a inclusão nesse plano, levando documentos simples como RG e CPF.

Após esse primeiro passo, deve-se ir até a Prefeitura da sua cidade, ou uma agência da Caixa Econômica Federal, pedir a sua inclusão no programa Bolsa Família.

Lembrando que já existem prefeituras, as quais, conseguem agendar eletronicamente essa consulta, facilitando assim a sua vida, que não vai precisar ficar eternamente na fila, esperando sua vez de ser atendido.

Documentos para se cadastrar no Bolsa Família

No dia da sua inscrição, você não pode esquecer de levar os seguintes documentos:

  • Para quem for o responsável pela família, o CPF ou o título de eleitor.
  • Para o restante da família, qualquer documento de identificação pessoal, seja RG, CPF, carteira de estudante, carta de motorista, enfim, qualquer documento que comprove que aquela pessoa é da sua família.
  • Além disso, é necessário apresentar documentos que comprovem que a sua renda familiar seja de até 77 reais por pessoa, já que se a sua família ganha acima desse valor, você não terá direito ao benefício.

Com os documentos em mãos, basta apresentar a sua solicitação para dar entrada ao programa.

Lembrando que você não estará automaticamente inscrito, quem define quem ganha ou não esse benefício é o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que usa como critério basicamente a renda de cada família e distribui o dinheiro disponível no Ministério, de acordo com as famílias de menores rendas.

Se você for selecionado para fazer parte do programa bolsa familia, vai chegar à sua casa uma carta explicando como ele funciona e o seu cartão bolsa família, com o qual, você irá fazer a retirada do seu benefício.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome