O Programa de integração Social hoje é mais conhecido popularmente e chamado de PIS, é uma das iniciativas mais relevantes para integralização da renda do trabalhador brasileiro, através do pagamento do benefício, também conhecido como abono salarial, que é oferecido anualmente a milhões de trabalhadores brasileiros. Porém, só tem direito a receber esse benefício os trabalhadores que possui vínculo com o Programa, daí a importância do Cadastro PIS 2024.

Cadastro PIS
Cadastro PIS – Aprenda como fazer cadastro do PIS PASEP

Seu pagamento é direcionado aos trabalhadores que atuam em empresas privadas, cujo a contratação segue as regras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), para receber deve ter no mínimo 5 anos registrados em carteira de trabalho para que seja concedido o direito ao benefício. Funcionários que completam o tempo vigente por Lei recebem o benefício anualmente, o único requisito é que tenha trabalhado ao ano anterior de vigência pelo o menos o prazo de 30 dias registrados em carteira.

Os pagamentos são efetuados através da tabela do PIS 2024, que estabelece as datas de pagamento do benefício durante o ano todo.


Conteúdo

Como se cadastrar no PIS 2024?

Para quem estiver ingressando no mercado de trabalho, o cadastro PIS é necessário para quem for fazer a Carteira de trabalho (CTPS). Se você já possui a carteira de trabalho, então já possui cadastro no Programa, representado pelo “NIS” indicado em sua carteira, na primeira folha, junto com suas informações pessoais.

Agência Caixa
Agência Caixa – Local onde se realiza o cadastro do NIS

Para realizar o cadastro na Caixa, compareça no banco munido de documentação pessoal (CPF, RG), e comprovante de residência e solicite no atendimento para realizar cadastro no PIS. O esse cadastro é feito em poucos minutos, e você receberá o seu número do programa, que será usado para fazer sua carteira de trabalho.


Cadastro no PIS para empresas

A empresa deve realizar o cadastro na Caixa Econômica Federal que pode ser feito por duas formas, através da conectividade Social (CNS) em lote ou por acesso direto ao sistema, porém ao realizar o cadastro em lote, a empresa gasta menos tempo para realizar o procedimento, pois é possível que efetue o cadastro de vários funcionários ao mesmo tempo e a resposta chega no prazo de 5 dias. A responsável pela a verificação é a própria Caixa Econômica Federal.

Agora se a sua empresa possui poucos funcionários, é possível que ser faça o cadastro individual através CNS (Conectividade Social). Nesse caso é necessário apenas que a caixa conceda a permissão para ser ter acesso direto ao sistema.

A CNS é a principal responsável por serviços como consulta CRF, visualização de relatórios, depósito recursal, acompanhamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para conhecer melhor o programa você pode está acessando o site www.caixa.gov.br/empresas/conectividade-social.


Inscrição no PIS pela Internet

O Cadastro do Programa de Integração Social pode ser realizada pela a internet no próprio portal do DATAPREV, ao entrar no site a inscrição do PIS pode ser realizada no link Painel de Inscrição e em seguida clique em filiado, ao preencher os dados que são solicitados, você receberá o número do PIS logo em seguida.

Fique atento ao calendário do PIS, que sofre atualização anual para disponibilidade do pagamento aos trabalhadores beneficiados e que atendem os requisitos do programa, tendo direito basta comparecer em uma agencia da Caixa, portando seus documentos pessoais e a numeração do PIS, tendo direito ao benefício e constando no sistema Caixa é possível que realize o saque, tendo o cartão cidadão também é possível que saque do benefício seja realizado em uma casa lotérica ou em um Caixa Eletrônico.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome