Para quem for fazer o ENEM, é de extrema importância ficar ligado no seu calendário ENEM 2023, nos horários das provas, para não perder a prova ou ficar preso do lado de fora dos locais de prova, e das datas de entrega de documentos e de liberação dos resultados do exame, para não perder a oportunidade de usar a sua nota para o Sisu, Sisutec e Prouni.

Além disso, é importante saber o calendário Enem 2023 para que você se planeje a respeito dos seus estudos e assim, venha a ter bom desempenho nessa prova, a qual, é fundamental para quem pensa em estudar em uma faculdade pública.

Calendário ENEM 2023
Calendário ENEM 2023

Assim, para que você não fique perdido no meio de tantas datas, esse texto vai dar todas essas informações sobre o calendário ENEM 2023. Quer saber tudo sobre esse assunto, basta ler esse texto até o final.

Dica: que ficar bem preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Aproveite para participar do Simulado ENEM do Mecflix, e estude para bombar na prova do ENEM.


Data e Horário das provas

Um primeiro aspecto que é importante ressaltar, sobre o calendário ENEM 2023, são os dias que as provas serão realizadas e qual o horário limite para chegar no seu local de prova, antes do fechamento dos portões.

É importante ter isso em mente, para que você não vire meme ao final do ano, chorando em frente ao portão de uma faculdade, por ter perdido a prova do Enem. Segue os horários e dias das provas do ENEM 2023.

  • Data das provas: 7 e 8 de outubro
  • Fechamento dos Portões no dia de provas: 13 horas. É 13 horas mesmo, não adianta chegar em sua prova, 13:01 e implorar para entrar, por isso, se planeje.
  • Início das Provas: 13:30 horas
  • Duração das Provas: 4:30 (1º dia) / 5:30 (2º dia)
  • Término do horário no dia do exame: 18 horas / 19 horas
  • Resultado do Enem 2023: Apenas no início de 2023. Assim, é preciso segurar um pouco a ansiedade quanto a sua participação nessa prova, já que a correção, principalmente das redações, demora um tempo para serem feitas, assim, não adianta querer saber sua nota de forma rápida.

Segundo dia de prova ENEM

Como o segundo dia da prova do Enem, conta com uma redação dissertativa argumentativa, os alunos contam com uma hora a mais de prova para realizá-la, assim, tem um tempo para conseguir pensar em um bom argumento e fazer uma excelente redação.

Um lembrete importante é que todos esses horários seguem o padrão de Brasília. Por isso, para quem mora em cidades como Florianópolis, as quais, possuem o próprio fuso, é importante prestar atenção para não perder a prova.


Calendário ENEM 2023 para Sabadistas

É muito importante que o Governo e as Instituições públicas respeitem a liberdade religiosa dos seus candidatos, por isso o Governo também considera os guardadores de sábado calendário ENEM 2023. Basicamente, o candidato de uma religião que guarda o sábado deve comparecer no local de prova no horário marcado, mas sua prova só é liberada a partir das 18h, para evitar conflito com as crenças religiosas.

Gostaram de todas essas informações sobre o Calendário Enem 2023? O que você acha desse tipo de exame, o qual, junta todos os brasileiros para uma mesma prova? Você vai prestar o ENEM 2023? Participe desse post respondendo todas essas perguntas e venha abrir a discussão sobre o Calendário Enem 2023 junto com a gente.

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome