Uma carta de apresentação profissional é um documento o qual, completa o currículo e faz a parte de apresentação do seu perfil para a empresa, dessa forma, o responsável do RH que irá avaliar o seu currículo já sabe o que irá ver em seu perfil, mesmo antes de analisar todas as suas qualificações.

montar uma carta de apresentação profissional
Dicas para montar uma carta de apresentação profissional

Por isso, uma carta de apresentação bem-feita é fundamental na busca por um emprego e também para conseguir agendar aquela entrevista que tanto deseja, já que assim, você vai conseguir convencer a pessoa de que tem o perfil certo para a vaga. Por conta disso, a importância de uma boa carta de apresentação é tão grande como a de um currículo bem feito, já que esses dois documentos se complementam e fazem o seu perfil perante uma empresa.

Veja também outros modelos:

Modelos de carta de apresentação Profissional

Existem diversas formas de montar a sua carta de apresentação, dependendo do tipo de estilo que você deseja dar para ela e também do cargo o qual almeja ocupar. Por exemplo, o tipo de carta de apresentação feita para um executivo que acabou de ser demitido de uma grande empresa, é totalmente diferente daquela que necessita ser realizada para um jovem estudante, o qual, acabou de deixar a Faculdade e está em busca do seu primeiro trabalho formal, depois de ter feito uma série de estágios durante a sua graduação.

Modelo de Carta de Apresentação Profissional para emprego
Modelo de Carta de Apresentação Profissional para emprego

Por conta disso, é preciso saber exatamente em qual tipo de perfil você se enquadra, para dessa maneira, aumentar as suas chances de ter um sucesso em sua empreitada junto ao trabalho que deseja.

Uma boa dica no momento de criar a sua carta de apresentação, é sempre mantê-la o mais pessoal possível, assim, por exemplo, é possível chamar logo em seu título, o nome da pessoa para quem esse documento está sendo enviado.

Com isso, as chances dessa carta ser lida aumentam consideravelmente, já que, você demostrou uma preocupação em fazer uma carta diferente e isso conta pontos junto ao selecionador.

Uma outra maneira de fazer a sua carta de apresentação, é fazendo essa espécie de apresentação no próprio email, caso for indicado para mandar o currículo por email. É uma forma mais direta e prática de se apresentar, a qual, tem mais efetividade.

Carta de apresentação profissional por email
Carta de apresentação profissional por email

Outro modelo muito utilizado de cartas de apresentação é aquele posto diretamente em site de busca de empregos, como por exemplo, o Vagas.

Carta curta de apresentação Profissional
Carta curta de apresentação Profissional

Para esse caso, a carta pode ser mais genérica, indicando apenas o campo de ocupação que você procura, já que ela será enviada para diversos recrutadores, através desse site de empregos, assim, ela acaba sendo mais fria, mas também tem o seu efeito.

Carta de apresentação para empresa

Quando se faz uma carta de apresentação empresarial, o objetivo principal dessa carta, é mostrar ao recrutador os conhecimentos que você possui dessa empresa. Por isso, vai agregar pontos caso você coloque objetivos que deseja alcançar nessa empresa específica e como pretende realizar esses pontos.

Modelo de Carta de intenção
Modelo de Carta de intenção

Além disso, outro aspecto importante é a questão dos valores e perfil da empresa, os quais, podem ser citados nesse documento.

Cartas de apresentação para o currículo

Caso esteja fazendo uma carta de apresentação para colocar junto ao currículo, uma dica básica é falar sobre os seus pontos fortes logo no começo dessa carta e indicar para as empresas que deseja trabalhar, porque o seu perfil seria o adequado para uma determinada vaga.

Vote neste artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome