O cartão do idoso, para quem não conhece, é um benefício para pessoas com idade a partir de 60 a 65 anos. Através deste cartão, o idoso possui direito ao transporte público e vagas em estacionamentos preferenciais. Os idosos, para usufruírem deste benefício, precisam solicitar o cartão do idoso, que é um documento legal que assegura todos esses direitos.

Cartão do Idoso
Cartão do Idoso- Confira quem tem direito

O que é:

O cartão de estacionamento para idoso é um benefício assegurado por lei, que beneficia pessoas acima de 65 anos, tendo direito através de uma Lei Federal, à gratuidade em relação ao transporte público urbanos e semiurbanos, para que os idosos possam usufruir desse direito de maneira tranquila é disponibilizado ao idoso um cartão de identificação, que deve ser apresentado no ato do uso do transporte, assegurando ao mesmo o serviço de gratuidade.

Como Fazer Cartão do Idoso: Cadastro

como fazer o Cartão do Idoso
como fazer o Cartão do Idoso

Para solicitar o cartão do idoso, basta que o mesmo apresente a cópia dos seguintes documentos no posto de atendimento do transporte público da cidade:

  • Documento original de identificação com foto – RG/CNH;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Comprovante de Residência dos últimos 6 meses;
  • 1 foto 3×4 recente;
  • Número de telefone de contato.

Após entregar toda a documentação acima, a empresa de transporte público será responsável pela a emissão do cartão do idoso, tendo esse cartão em mãos não é necessário que o idoso pague o valor destinado a passagem.

Veja também:

Cartão do Idoso – Documentos Necessários

O cartão do idoso garante a gratuidade para os idosos, onde o mesmo tem prioridade no estacionamento, para solicitar o cartão são necessários os seguintes documentos:

Todos os documentos acimas devem ser levados ao departamento de transito da cidade onde o cartão será confeccionado e entregue ao idoso. Tendo o cartão em mãos, o cidadão poderá utilizar qualquer estacionamento demarcado como prioridade do idoso.

Direitos do Cartão do Idoso

Algumas empresas aceitam a gratuidade do idoso a partir do momento que o idoso apresenta o documento de identificação com foto, porém o mais correto é que o mesmo tenha a carteira do idoso.

Direitos do Cartão do Idoso
Direitos do Cartão do Idoso

O cartão do idoso é o documento de identificação que garante ao idoso a gratuidade citadas nos casos a seguir, por isso se em algum momento alguma empresa de transporte público, negar a condução a qualquer idoso, esse está sujeito a multa e processo, pois a gratuidade ao idoso é um benefício garantido e segurado por lei, sendo assim, eles possuem direito de usufruírem desses benefícios e os motoristas obrigação de respeitar o que está previsto por lei, é importante que o idoso tenha em mãos sempre a carteira de identificação, e o documento oficial de identificação com foto.

Caso qualquer cidadão comum venha utilizar uma vaga destinada ao idoso, sem ter o cartão do mesmo, está sujeito a ser multado, pois é considerado uma infração grave, perdendo até 5 pontos na carteira de habilitação, onde o mesmo pode ser multado R$ 127,69 para os usuários que cometem esta infração, por isso fique atento (a), respeite as vagas destinadas aos idosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome