O cálculo de porcentagens pode ser algo extremamente fácil de ser realizado, caso sejam usadas as ferramentas corretas para esse tipo de operação. Para isso, é necessário ter um certo cuidado, já que por se tratar de um procedimento um pouco mais complexo na matemática, muita gente pode apresentar dúvidas de como realizar. Ainda mais no Brasil, país no qual a população em geral tem uma grande dificuldade com a matemática. Por isso, para calcular a porcentagem é preciso ter cuidado, já que muitas ações no cotidiano usam esse tipo de procedimento.

Como calcular porcentagem
Como calcular porcentagem – passo a passo fácil

Por exemplo, os 10% do garçom que se não for calculado de forma exato, pode deixar esse trabalho com um prejuízo, ou ainda alguma liquidação, a qual, o vendedor tenha que fazer contas de porcentagem no ato, sem errar, como risco de ver o desconto maior sair do seu salário.

Além disso, a porcentagem também é muito utilizada para fazer cálculos de finanças domésticas, é necessário saber o quanto se gasta, dividindo o salário com as contas a serem pagas. Por fim, ainda tem a questão bancária, de juros e multa, que também se utiliza da porcentagem para fazer esses cálculos.

O cálculo de porcentagem também é um dos assuntos dos assuntos mais importantes para se estudar para a prova do enem, especialmente na parte de matemática. Por todas essas razões, saber porcentagem é algo de extrema utilidade, em todos os campos da vida cotidiana, por isso, sua operação deve ser realizada corretamente.

Como calcular porcentagem no Excel

Existem várias formas diferentes de se calcular a porcentagem através do Excel, por isso, vamos explicar aqui as formas mais simples e práticas. Basicamente, para se saber o índice de porcentagem no Excel, basta se digitar a seguinte fórmula:

VALOR / TOTAL = PORCENTAGEM

A porcentagem, entretanto, será exibida como a razão entre a divisão dos dois números. Para saber o total em termos de porcentagem, basta digitar selecionar o módulo de visualização da célula par “porcentagem”, na barra de menu do Excel, assim você conseguirá exibir o resultado diretamente em porcentagem.

Como calcular porcentagem no Excel
Como calcular porcentagem no Excel

Como calcular porcentagem na calculadora

Saber realizar o cálculo de porcentagem na calculadora é fundamental, principalmente no comércio e no gerenciamento de negócios. A porcentagem é uma forma simplificada de exibir o resultado da razão entre uma parte e o total. Por exemplo, digamos que uma calça que custa 100 reais está com 20% de desconto, ou seja, o seu valor total será de 80% em cima do valor original, que nesse caso será de 80 reais. Para se chegar a esse número, deve-se multiplicar os cem reais originais, por 20, que é o quanto de desconto que se está dando e depois dividi-lo por 100, conforme no exemplo a seguir:

Forma de calcular porcentagem na calculadora
Forma de calcular porcentagem na calculadora

Nesse caso, o valor descontado da calça será de 20 reais e, portanto, esse produto que custava 100 reais, passou a ter o valor de 80.

Resumindo, para se calcular a porcentagem de um determinado valor, deve-se multiplicar esse valor desejado pelo percentual que se quer e depois dividi-lo por cem, assim, se obtém a porcentagem em cima de um determinado valor anterior.

Um outro exemplo para ficar mais claro, digamos que se tenha uma conta no banco com juros de 3% que esteja atrasada e o valor total dessa conta é de 500 reais. Pelo fato do atraso, vai ter que se pagar os 500 reais, mais 3% dos 500.

Para se fazer esse cálculo, pega-se os 500 reais, multiplica-se por 3 e por fim divide-se por 100. Nesse caso, 3% de 500 reais é igual a 15 reais, por isso, o valor total a ser pago nessa conta será de 515 reais.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome