Se você chegou até aqui querendo saber como funciona o segundo turno das eleições, então veio ao lugar certo. Hoje vamos falar com detalhes sobre como acontece essa eleição e quais são as condições em que ocorre o segundo turno.

As eleições diretas representam uma importante conquista do povo brasileiro. Através desse modelo eleitoral, quem decide os líderes políticos do país é o povo.

Antes disso, o Brasil passou por um sombrio período de ditadura militar que durou 21 anos, tendo início com o Golpe Militar de 1964 até 1985. Durante esse período, o povo não podia eleger os políticos que governavam o país.

Como Funciona o Segundo Turno das Eleições
Como Funciona o Segundo Turno das Eleições

Como funciona o Segundo turno das eleições

Para que consigamos eleger alguns cargos das eleições, porém, geralmente dependemos de duas rodadas de votação, chamadas de turno.

Elas funcionam exatamente igual. Veja o passo a passo para votar:

  • Cidadão com mais de 16 anos podem votar, sendo obrigatório para acima de 18 anos;
  • Para isso, é preciso tirar um título de eleitor;
  • Nele você verá informações sobre o local de votação;
  • Compareça na data da eleição com o seu título e um documento com foto;
  • Dirija-se a urna eletrônica e digite o número de seu candidato. Em seguida, confira a foto e o nome do candidato e clique em “Confirma”.

O mesmo procedimento acontece no segundo turno das eleições. No entanto, nesse caso você terá apenas duas opções para voto, que são os dois candidatos que disputam pelo cargo agora.

Por que ocorre o segundo turno?

Usando como exemplo a eleição presidencial, é importante entender como funciona o segundo turno das eleições.

Para que um candidato seja anunciado como vitorioso, ele precisa conquistar 50% + 1 dos votos do eleitorado, no mínimo. Caso não atinja essa marca, ele vai ao segundo turno com o segundo colocado.

É muito difícil que um presidente consiga ser eleito em primeiro turno. Isso porque nessa etapa das eleições, geralmente há muitos candidatos.

Portanto, é comum que o eleitorado se divida entre essas opções e não chegue a um consenso logo na primeira etapa.

Por isso é agendada uma nova votação para que o povo decida entre os dois candidatos que tiveram o melhor desempenho.

Continue lendo: Como justificar o voto em 2023.

Quais as datas previstas para o Segundo Turno

Agora que você já sabe como funciona o segundo turno das eleições é hora de falarmos sobre as datas em que as duas etapas ocorrem. Falando sobre as eleições no Brasil, geralmente elas são agendas para o mês de outubro.

Então, referente às eleições 2023, a previsão é de que o primeiro turno aconteça no dia 02 de outubro. Caso nenhum candidato atinja a marca de 50% + 1 nessa então ocorre o segundo turno.

Ele deve acontecer dia 30 de outubro. Durante esse intervalo entre uma e outra etapa, os candidatos que concorrem ao cargo devem veicular suas propagandas eleitorais, tentando assim cativar os eleitores.

Quem votou no primeiro turno – mesmo aqueles que votaram nulo ou branco – devem comparecer às urnas para votar novamente e definir o presidente. Agora você já sabe como funciona o segundo turno das eleições;

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome