Como saber o Local de Votação? A cada dois anos é necessário que todo brasileiro, maior de 18 anos, residente no Brasil, vote. O voto é algo obrigatório e as pessoas que não votam e nem justificam a sua ausência são multadas por não votar. O eleitor deve votar de acordo com o local em que seu título foi cadastrado, local chamado de zona eleitoral. Com o número de seu título de eleitor é possível consultar sua zona eleitoral e qual a sua seção.

O eleitor só pode votar se estiver em sua zona eleitoral e seção, tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições. No dia da eleição, no local de votação do eleitor, o eleitor pode consultar em qual seção ele deverá votar, de acordo com o número de seu título e zona eleitoral. No entanto, é importante que o eleitor já saiba onde é seu local de voto e em qual sala deverá votar, para evitar filas e imprevistos no dia da votação.

Como Sacar o Local de Votação
Como Sacar o Local de Votação

Caso o eleitor não possa votar na data da eleição 2024 em sua seção eleitoral, o eleitor pode (e deve) justificar a sua ausência, tanto no primeiro quanto no segundo turno, sendo que a justificativa pode ser feita no próprio dia da votação mas em outra zona eleitoral.

A justificativa pode ser feita também alguns dias depois, através do aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, informando qual a sua zona eleitoral. Caso a pessoa não vote e nem justifique o voto, ela fica impedida de diversas coisas, como se inscrever em concursos públicos, obter e renovar passaporte.

Como Consultar o Local de Votação

Para consultar o seu local de votação é necessário que o eleitor tenha em mãos o número de seu título eleitoral e seus dados pessoais. Para consultar o seu local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE é necessário que o eleitor:

  • Acesse o site do TSE, que está disponível em: www.tse.jus.br;
  • Selecione a opção “Local de votação/zonas eleitorais” no canto esquerdo da página;
  • Selecione a opção “Consulta local de votação”;
  • Selecione a opção “Consulta por nome” para consultar apenas com o nome completo ou a opção “Consulta por título” para consultar apenas com o número do título eleitoral;
  • Preencha o formulário de identificação;
  • Na página irá aparecer as seguintes informações: número da inscrição, nome do eleitor, zona eleitoral, endereço da zona eleitoral e cidade.

É importante ressaltar a importância do voto, pois os eleitores que não votam e nem justificam podem estar sujeitos a:

  • Serem proibidos de emitir ou renovar o seu passaporte ou identidade;
  • Não poder receber salários ou rendimentos oriundos de um emprego público;
  • Estão impedidos de prestar qualquer concurso público;
  • Estão impedidos de renovar sua matrícula em uma instituição de ensino.

Além disso, se o eleitor não votar e nem justificar a sua ausência nas últimas três eleições, a inscrição desse eleitor é cancelada, sendo necessário regularizar a situação eleitoral no site do TSE. Lembrando que a ausência por eleição é contabilizada por cada turno que foi perdido em que o eleitor não votou.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome