Nesse tempo de crise política e econômica, conseguir um trabalho é uma tarefa cada dia mais árdua e complicada. Por isso, alguns programas, como o Jovem Aprendiz, oferecido pelo Governo Federal, em parceria com algumas empresas privadas, são essenciais para dar chances aos jovens trabalhadores de renda mais baixa.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz
Como se inscrever no Jovem Aprendiz

Assim, esse texto vai explicar o que você deve fazer para se inscrever no Jovem Aprendiz e quais os passos para conseguir essa oportunidade. Acompanhem comigo e bora conseguir o primeiro estágio.

Inscrição jovem aprendiz

Quem se interessar em se inscrever no programa Jovem Aprendiz, deve, primeiro de tudo, ter entre 14 a 24 anos, pessoas mais jovens do que 14 e mais velha do que 24 anos, já não podem se inscrever no programa, por isso, é preciso ficar atento, para não deixar essa oportunidade escapar, pelo limite máximo estabelecido.

Outra questão para se inscrever no Jovem Aprendiz é não ter nunca tido um emprego formal, já que como diz o nome, é para ser aprendiz e quem já trabalhou na vida, não se encaixa nessa categoria, por isso, deve-se sempre tentar entrar nesse tipo de programa, antes de procurar um trabalho com carteira assinada.

Veja a seguir algumas das empresas da qual é possível concorrer a vagas de aprendizagem:

Vagas Jovem Aprendiz

Uma boa notícia é que apesar da crise, centenas de novas empresas se inscreverem no Governo Federal, para contratar esses jovens, os quais, não teriam oportunidade em um mercado formal de trabalho. Assim, eles ganham experiência e conseguem sair dos seus primeiros empregos, mais maduros para conseguirem um trabalho assalariado.

Jovem Aprendiz 2024
Jovem Aprendiz 2024 – Confira como participar – inscrição

É importante sempre lembrar que esse programa considera o estudo tão importante quanto o trabalho, por isso, ele tem uma carga horária de no máximo seis horas e folgas ao fim de semana, para que esse jovem não tenha que largar os estudos e se focar somente no sustento da família.

Lembrando que como são milhares de empresas que contratam, não existe um local único para se inscrever no programa, o que deve ser feito é ir no site de cada empresa que você se interessou em trabalhar e fazer a sua inscrição diretamente nele.

Assim, você já estará concorrendo a uma vaga para ser um Jovem Aprendiz. O problema de se inscrever em diferentes empresas, é a falta de praticidade que esse método ocasiona, já que é necessário entrar em vários sites e sistemas para fazer a inscrição.

Lei da aprendizagem

Lembrando que esse programa é voltado para as pessoas que ainda não possuem qualquer tipo de experiência no mercado de trabalho, então, a contratação seria com base em um currículo mais enxuto, voltado mais as questões educacionais e outras habilidades que o candidato possa apresentar.

Lembrando ainda, que por lei, as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes igual ou equivalente a pelo menos 5% de seu quadro de funcionários, dando chance a esses jovens.

E vocês, conheciam o programa? Já participaram dele alguma vez? Deixem seus comentários abaixo e participem do post.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome