O CNPJ é o documento de Pessoas Jurídicas que equivale ao que o CPF é para as pessoas físicas. Esse número é usado para a maioria das transações fiscais de uma empresa, como tirar nota fiscal, firmar contratos com outras empresas, e para o consumidor que deseja consultar o a situação fiscal e econômica de uma entidade jurídica, por exemplo se a empresa possui dívidas em aberto, se está ativa, entre outros dados públicos que podem ser consultados sobre a entidade.

consulta cnpj
Consulta CNPJ gratuita de empresas brasileiras

Conteúdo

Consultar CNPJ online

Os dados sobre os CNP das empresas são divulgados publicamente pela Receita Federal. Você pode realizar qualquer Consulta CNPJ grátis através do portal do Ministério da Fazenda na internet, basta ter em mãos os dados da empresa que você deseja pesquisar. No portal da Fazenda, você consegue conferir tendo o número do CNPJ os seguintes dados:

  • Data de abertura da empresa;
  • Nome oficial da empresa;
  • Nome fantasia cadastrado;
  • Atividade econômica que a empresa exerce;
  • Atividades secundárias que a empresa execute;
  • Descrição da natureza jurídica da empresa
  • Endereço completo com CEP;
  • Endereço eletrônico – e-mail – o mesmo usado para o faturamento e retirada de notas fiscais da empresa;
  • Situação cadastral – se está ativa ou inativa;
  • Desde quando a pessoa jurídica se encontra na situação cadastral mencionada – ativa ou inativa;
  • Situação especial que a empresa se encontre;
  • Informações sobre possíveis protestos, falência da empresa, ações judiciais relacionadas ao ente, dívidas, entre outros.

Cnpj consulta passo a passo

Você pode consultar os dados de qualquer empresa se tiver em mãos o número do CNPJ da entidade. A consulta é feita gratuitamente pela internet, e você pode fazer quantas consultas quiser, tendo em mãos os dados das empresas. Confira a seguir como fazer a consulta passo a passo do CNPJ da empresa, de acordo com as informações pesquisadas:

1º passo – acesse o portal da Receita Federal. Você pode navegar pelo site da Receita, mas os sites do Governo Federal costumam ser muito confusos e não é raro se perder neles sem encontrar o que se estava procurando, por isso, você pode acessar no botão abaixo o link que leva diretamente para a página de consultas de CNPJ.

Acessar portal da Receita Federal
,

2º passo – Você vai cair em uma tela no seu navegador muito semelhante a aberta abaixo. Aqui você precisa digitar o número do CNPJ da empresa que deseja em sua pesquisa CNPJ. Nesse campo você digita apenas os números, ignorando pontos, traços e barras.

Consulta CNPJ passo 1
Consulta CNPJ passo 1

3º passo – No campo a direita você precisa digitar o código de verificação. Trata-se de uma espécie de senha em uma imagem usada no site para evitar que programas automáticos consigam consultar dados de milhares de empresas ao mesmo tempo. O código contém números e letras e precisa ser digitado corretamente. Se você tiver muita dificuldade para identificar os caracteres, você pode solicitar outra imagem clicando na seta curvada ou clicando no botão com uma corneta, que lê os caracteres em voz alta – seu computador precisa ter suporte de som nesse caso.

CNPJ de empresa consultado pela Receita
CNPJ de empresa consultado pela Receita
5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome