O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, ou FGTS, ou simplesmente Fundo de Garantia, é um benefício garantido pelas leis trabalhistas ao trabalhador brasileiro para ajudá-lo a formar patrimônio e ajudar a financiar a casa própria. Todos os meses o empregador precisa depositar na conta o valor do FGTS, mas o empregado dificilmente fica sabendo do sado do seu fundo a menos que ele mesmo consulte o valor, por isso é muito importante a Consulta FGTS. Essa consulta pode ser feita nas agências da Caixa para conferir mês a mês se o empregador está cumprindo com as obrigações trabalhistas e para ajudar a planejar o futuro com esse fundo garantido ao trabalhador. Confira a seguir como consultar o saldo do FGTS.

Consulta FGTS
Consulta FGTS – saldo do Fundo de Garantia

Como consultar o FGTS – Fundo de Garantia

Existem várias maneiras de consultar o saldo desse benefício, para facilitar ao funcionário o controle do pagamento das parcelas do Fundo. As principais e mais práticas são o acompanhamento do fundo de garantia pelo telefone celular, e a consulta online do sue fundo.


Consulta FGTS Online

Uma maneira bem prática de consultar o saldo do seu saldo é pela internet, no serviço oferecido pela Caixa Econômica Federal conhecido como Portal do Cidadão. Através desse endereço eletrônico, o trabalhador pode conferir diversos benefícios sociais em apenas um só lugar na internet, como o Bolsa Família, Seguro Desemprego, e muito mais.

Para acessar o saldo do seu FGTS, o primeiro passo é acessar o Portal do Cidadão da Caixa. Clique abaixo para acessar.

Portal do Trabalhador Caixa
.

Se você nunca tiver acessado o portal da Caixa, será necessário cadastrar uma senha no botão “cadastrar senha” na parte de baixo da tela. A senha precisa ser diferente das senhas usadas em caixas eletrônicos e servirá unicamente para consulta de dados desses benefícios

Preencha nos campos o número do seu PIS (está na sua carteira de trabalho, na primeira página, com os dados de identificação do indivíduo), e a senha que você cadastrou para usar na internet.

Ao acessar o portal, basta clicar na guia “FGTS”, e você conseguirá consultar mês a mês o saldo do seu fundo.


Consulta extrato FGTS pelo telefone

Consulta FGTS por TelefoneOutra maneira muito prática de consultar o Bolsa Família 2024 é recebendo atualizações sobre o seu fundo direto no seu celular. Você pode ser informado de qualquer alteração do saldo do seu FGTS direto no seu celular por mensagens de texto, como no caso de depósitos do benefício mês a mês do seu empregador, liberações de saque do benefício, rendimentos e correções monetárias do fundo mês a mês.

Para cadastrar o seu número de celular para receber atualizações sobre o seu FGTS 2024, você precisa acessar o portal do cidadão, seguindo os mesmos procedimentos descritos no item acima. Na guia que trata do FGTS, você tem a opção de cadastrar o seu número de celular, e caso você tenha trocado de endereço, atualizar o seu endereço residencial, pois todo ano a Caixa também manda atualizações por carta do valor do seu fundo, por isso sempre é importante estar com as datas cadastradas em dia.

5/5 - (1 vote)

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome