Como fazer a Consulta MEI pelo CPF? Se você é Microempreendedor Individual (MEI), hoje é o seu dia de sorte. Pois, atualmente, para quem atua nesse regime tributário, é possível efetuar a consulta do seu MEI em poucos cliques, apenas utilizando o número do CPF.

Além de consultar o seu próprio MEI, também é possível realizar consulta de terceiros. Neste caso, é importante ter além do CPF, a data de nascimento do proprietário. Quer aprender como fazer? Continue conosco até o final.

Consulta MEI pelo CPF
Consulta MEI pelo CPF

Porquê Fazer a Consulta MEI pelo CPF?

Por que fazer a Consulta MEI pelo CPF? Bom! Principalmente se você deseja fazer a consulta para você, esse método é muito utilizado para você verificar a situação atual do seu MEI.

Como assim? Assim como o CPF, o CNPJ do MEI também pode ficar irregular. Atualmente, é muito comum que as pessoas tenham o MEI Suspenso por atrasar ou mesmo deixar de pagar as parcelas do documento.

Pensando nisso, abaixo vamos mostrar uma forma simples, rápida e 100% online para você fazer a sua consulta de forma 100% gratuita.

✅ Veja também como consultar seus documentos:

Consulta MEI pelo CPF Grátis

Como citado anteriormente, o MEI tem um grande benefício de poder consultar a sua empresa apenas utilizando o CPF. Além disso, para melhorar, todo o procedimento pode ser feito 100% pela internet, ou seja, não é preciso sair de casa para isso.

Entretanto, para não ter erro no momento da consulta, é importante seguir todos os procedimentos corretamente. Para isso, preparamos um passo a passo completo para você:

  • Passo 1: Acesse o site oficial do Portal do Empreendedor;
  • Passo 2: Assim que você entrar no site, é importante selecionar a opção “serviços” e em seguida clicar em “Comprovante MEI”;
  • Passo 3: Pronto! Agora você só precisa preencher o CPF e a Data de Nascimento do MEI que deseja consultar;
  • Passo 4: Para finalizar, basta preencher os caracteres de segurança e você terá todos os resultados da pesquisa.

Consulta MEI pelo CPF na Receita Federal

Hoje em dia, a Receita Federal não disponibiliza métodos para quem deseja efetuar a Consulta MEI pelo CPF. Entretanto, caso você já tenha o número do seu MEI, no caso do seu CNPJ, você pode utilizar este número para verificar a situação da sua empresa.

Para isso, você só precisa acessar o site oficial da Receita Federal, clicando aqui. Acessou? Agora basta seguir o passo a passo:

  • Passo 1: Assim que acessar o site, clique em “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”;
  • Passo 2: Neste momento, preencha CNPJ;
  • Passo 3: Após clicar em “Não sou um robô”, clique em “Consultar”.

Saiba ainda como obter os seguintes documentos:

Quando é possível consultar MEI pelo CPF?

Atualmente, o MEI pode ser consultado pelo CPF sempre que você desejar, a operação é 100% gratuita para todas as pessoas.

No caso da operação realizada na Receita Federal através do site, a mesma não é feita utilizando o CPF, mas sim, como o próprio CNPJ. Todavia, também é importante para verificar a situação do seu MEI.

Caso esteja suspenso, é possível resolver o problema no próprio site da Receita Federal.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome