Para quem recebe algum benefício social junto ao Governo, seja ele qual for, do mais famoso Bolsa Família ou do menos conhecido Luz para Todos, já deve ter criado o seu Número de Identificação do trabalhador, ou como é mais conhecido, Número NIT. Já que é por meio desse dado, que o Governo identifica quem são os beneficiários dos programas sociais e quem tem direito a receber essa ajuda, conferindo os dados dos participantes periodicamente, evitando assim falhas e fraudes que podem ocorrer nesses projetos sociais e economizando dinheiro de toda a população.

Por isso, para quem possui um número NIT, mas não se lembra de qual é e nem anotou em nenhum lugar essa numeração, é de fundamental importância Consultar NIT para conferir o saldo do fundo de garantia e outros benefícios do trabalhador.

Consulta NIT
Consulta NIT

O que é NIT

O NIT é um número criado pelo Governo Federal para que todos os trabalhadores informais, ou sejam que não são registrados na carteira de trabalho, tenham uma forma de contribuição com o INSS.

Dessa maneira eles garantem uma renda mínima ao final do seu período de trabalho, o que é de fundamental importância, já que garante um maior conforto para o final da vida dessas pessoas.  Além disso, o NIT é uma garantia que eles contribuíram ativamente com o INSS, tendo dessa forma o direito de receber uma aposentadoria ao final das suas vidas de trabalho.

Previdência Social NIT

A importância do NIT para o Governo Federal é enorme, já que por meio desse registro, se conhece os trabalhadores que apesar de não serem oficializados, fazem a economia girar, contribuem de forma indireta com o INSS e assim devem ser contabilizados no Governo Federal, assim, o NIT serve como registro.

Existe uma proposta do Governo Federal de nomear todos os trabalhadores brasileiros, inclusive os autônomos, para assim ter uma questão de controle financeiro melhor e pagar toda a população que participa desses programas de forma adequada, não criando dívidas e nem atrasando esse depósito para a população que necessita desse dinheiro para viver.

Por isso, o Governo Federal criou o Nit, que é o Número de Registro do Trabalhador, para saber quais pessoas trabalham de maneira não registra, mas mesmo assim tem direito a receber o INSS, já que essa contribuição pode ser obtida por qualquer brasileiro, mesmo os que não contribuem de maneira oficial, ou seja, que não possuem carteira de trabalho assinada.

Onde consultar o NIT?

O NIT (número de registro do trabalhador) deve ser solicitado pelo cidadão que queira fazer a sua carteira de trabalho. Se você já possui carteira de trabalho, você já possui esse número, só precisa consultar ele em algum desses documentos:

  • Na carteira de trabalho, na folha inicial com os dados do trabalhador, onde pode ser encontrada a foto do trabalhador e os dados pessoais. Ali também estará listado o número do NIT;
  • No cartão Cidadão – é o número impresso no cartão;
  • No cartão Bolsa Família – é o número impresso no cartão.

Como consultar o NIT

Existem três formas conhecidas para quem deseja consultar o número NIS, todas gratuitas a fáceis de serem realizadas. Uma primeira maneira de conseguir acesso a esse dado, é indo pessoalmente até uma unidade do Governo Federal em sua cidade e levando os seus documentos, como RG e CPF.

Como consultar o número NIT pela Internet

Outra maneira de realizar esse procedimento é entrando diretamente no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, por meio do link https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login.xhtml.

Depois, basta informar quais são os seus dados e no final, preencher a lacuna AntiSpam, com as figuras que aparecem no final da página. Assim, o próprio site já te informa qual o seu número NIS e dessa forma, você vai ter uma facilidade muito maior de conseguir resgatar os benefícios.

Como consultar o número NIT pelo Telefone

Outra forma de fazer a consulta do seu número NIS é através do telefone 137. Ligando para esse número de forma gratuita, entre as 8 da manhã e as seis da tarde, você informará os seus dados e a atendente irá te falar qual o seu número NIS.

Dessa maneira, o funcionário responsável por te atender, irá conferir essa documentação e te informar qual o seu número NIS. Além disso, você também pode aproveitar essa visita para conhecer outros dados importantes seus, como o seu número NIT e também o seu cadastro no cartão cidadão, ambos também importantes para retirar os benefícios sociais recebidos através do Governo.

Como consultar o NIT pelo CPF

Quando você faz o cadastro em programas sociais, junto com a sua bolsa vem um cartão chamado de “Cartão Cidadão”, nesse item, além do seu nome completo, do seu RG e CPF, consta também o seu número NIS.

Dessa forma, caso você receba algum tipo de benefício do Governo, a primeira opção para conhecer o seu número NIS é simplesmente olhar no seu “Cartão Cidadão” e assim vai conhecer qual o seu número.

Um método para saber qual o seu número NIS, sem precisar acessar a internet ou ir até uma agência do Governo, é através do seu cartão Bolsa Família, no qual os 11 primeiros números de uma série de 13, representam o NIS e a sua inscrição junto ao Governo Federal.

Uma terceira forma de conhecer o seu número NIS é através da internet, para isso, será necessário acessar o site https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login.xhtml, colocar os seus dados requeridos pelo sistema, como por exemplo, o seu nome completo, o nome da sua mãe, seu CPF e RG, para que munido da posse desses dados, a própria página te informe a respeito do seu número NIS e de qual a importância que ele possui em seu cotidiano.

Uma quarta e última maneira de conhecer o seu número NIS, é indo até uma agência de Secretaria de Assistência Social, munido dos seus documentos e pedir para o atendente te ajudar nessa busca. Com isso, você consegue em poucos minutos saber qual o seu número NIS e a maneira correta para usá-lo.

 O que é o número do NIT

O número do NIS é um dado usado pelo Governo Federal para controlar o número de benefícios sociais dado a população. Por meio dessa marcação, é possível para o Ministério da Fazenda, calcular quanto vai ser gasto em um ano do programa Bolsa Família e depois de calcular, descobrir que não há condições econômicas de manter o programa, tendo que diminuir o número de famílias atendidas por esse projeto.

Por isso o número NIS é de extrema importância, tanto para o cidadão comum, que pode usufruir desse número para receber os seus benefícios, como também para o Governo, que através dessa marcação, tem uma política financeira mais controlada e sabe o quanto pode gastar nos benefícios para não contrair dívidas.

Cadastro NIT

O cadastro NIT dá a possibilidade ao cidadão de contribuir com a previdência Social, para receber a aposentadoria do INSS, auxílio doença e outros benefícios previdenciários e trabalhistas. O cadastro NIT é feito antes da carteira de trabalho. Com posse do Número do NIT (também conhecido como Número do NIS), o trabalhador pode se dirigir a um posto da previdência social ou do Ministério do Trabalho de sua Região, para solicitar a emissão de sua CTPS.

O cadastro do NIT pode ser feito em 2 condições:

  • Como filiado – cadastro do NIT feito para cidadão com 16 anos de idade ou mais;
  • Como não-filiado – cadastro do NIT feito para cidadão com menos de 16 anos de idade.

O cadastro do NIT pode ser feito diretamente pela internet, através DESSE LINK, ou no portal pelo telefone da previdência Social, pelo número 135.

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome