Um dos maiores problemas para o trabalhador do setor privado é a instabilidade do mercado: ao contrário do servidor público, que possui estabilidade no seu cargo um funcionário de uma empresa privada pode ser demitido a qualquer momento, e para prevenir que o trabalhador fique desamparado, foi criado o Seguro Desemprego, ou simplesmente auxílio desemprego. Esse benefício é pago no caso de demissão do trabalhador, no valor de um salário mínimo durante 6 meses ou enquanto o trabalhador permanecer desempregado. Entretanto, você pode ter dúvidas sobre o auxílio ou sobre como consultar seguro desemprego, por isso preparemos um passo a passo com todas as informações sobre a consulta do seguro desemprego.

Consulta Seguro Desemprego
Consulta Seguro Desemprego

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um benefício de assistência trabalhista que pode ser requerido por trabalhadores que se enquadrem nas novas regras do seguro desemprego:

  • Trabalhadores que tenham sido demitidos sem justa causa;
  • O trabalhador desligado da empresa através da chamada “dispensa indireta;
  • Empregados com contrato de trabalho suspenso por estarem em algum curso de capacitação profissional – recebem pelo tempo que permanecerem desligados com limite definido pelo cálculo do seguro desemprego;
  • Pescadores profissionais cadastrados durante o período da piracema;
  • Trabalhadores que tenham sido recuperados de regime de escravidão;

O valor do seguro é pago de acordo coma média dos 3 últimos salários recebidos pelo empregado antes de ser demitido, e é de 1 salário mínimo no caso de pescadores e ex-escravos.

Agendamento do Seguro Desemprego

Como a procura por esse benefício é muito grande em certas épocas do ano, o trabalhador pode precisar agendar atendimento para receber o benefício. O agendamento pode ser feito através do portal do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Acesso o portal do Ministério do trabalho
,

Para realizar a consulta do seguro desemprego online, clique na lateral esquerda do site para escolher o seu Estado, e em seguida, a sua cidade. Se a sua cidade não estiver listada entre as que são exibidas no portal do TEM, não será preciso realizar o agendamento seguro desemprego, basta solicitar o seu Seguro Desemprego na Caixa Econômica Federal normalmente.

Agendamento do Seguro Desemprego - página do Ministério do Trabalho
Agendamento do Seguro Desemprego – página do Ministério do Trabalho

Como Consultar Seguro Desemprego

A consulta do Seguro desemprego é um processo simples e gratuito, que pode ser feito em qualquer agência da Caixa, pela internet, ou mesmo por telefone. Basta que o trabalhador tenha o seu cartão do cidadão. Em agências da Caixa, a consulta pode ser feita no terminal eletrônico, e se o cidadão tiver alguma parcela do benefício pendente, já pode sacar o benefício na hora.

Seguro Desemprego – saldo pela Internet

Outra maneira de consultar o saldo do seguro desemprego é através do portal do cidadão, pelo site da caixa. Para acessar, será necessário ter o número do seu cartão do cidadão, a senha usada no terminal eletrônico e uma senha específica para uso na internet. Essa senha pode ser cadastrada rapidamente pelo próprio portal do cidadão, e você poderá ver o saldo e as datas de pagamento do seu benefício.

Consulta pis portal do cidadão
Site da Caixa – Portal do Cidadão consulta Seguro Desemprego

Consulta Seguro Desemprego telefone

O número de atendimento para consultar o saldo do seguro desemprego é o 0800 726 0207. A ligação pode ser feita por telefone ou celular de segunda a sexta, das 8h às 22h, e nos sábados das 10h às 16h. A consulta por telefone é totalmente gratuita.

5/5 - (1 vote)

3 COMENTÁRIOS

  1. Por favor, gostaria de saber quando irei receber o seguro desemprego, dei entrada no recurso dia 05/10/2015, ainda não foi creditado, e quantas parcelas irei receber?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome