Crédito é coisa séria: todo vendedor, lojista ou bancário que oferece um empréstimo está correndo um risco de levar um calote do seu cliente e para evitar que tenham de cobrar juros abusivos, precisam ser prevenir de mau pagadores, por isso existem os sistemas para proteger o crédito como o SERASA. Muito clientes, entretanto, podem acabar com o nome no SERASA sem nem saber, por ter simplesmente esquecido de pagar alguma conta, e acaba com o nome sujo, por isso é importante manter o controle frequente do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, e consultar o SERASA para saber se você está com todos os pagamentos em dia. Confira a seguir como consultar o seu nome na instituição.

Consulta Serasa
Consulta Serasa

O que é o SERASA?

Trata-se de uma instituição privada de proteção ao crédito, semelhante ao SPC. Toda vez que um cliente de uma loja, empresa ou banco se torna inadimplente, esse estabelecimento tem o direito de cadastrar o nome do cliente em uma lista de devedores para proteção ao crédito, e a SERASA é uma dessas instituições. Assim, clientes que possuam débitos a quitar na praça ficam impedidos de fazer novas dívidas.

As instituições como o SERASA servem principalmente para evitar que lojistas e comerciantes levem calote de clientes maus pagadores. Toda vez que forem realizar uma venda parcelada, podem antes conferir no SERASA se o cliente não é um caloteiro que não vai pagar as parcelas, e assim pode negar operações de crédito para essas pessoas.

Como consultar SERASA

Existem 3 maneiras de consultar o nome no SERASA, sendo todas elas gratuitas: comparecendo a um posto de atendimento da instituição e conferindo pessoalmente os seus débitos; Através do site da instituição que permite fazer a consulta do seu nome sem precisar sair de casa, ou por carta, para pessoas que não possuem acesso à internet, mas também não tem condições de ir até um posto de atendimento da Instituição.

Consulta SERASA pessoalmente

Um método bastante simples para quem mora em locais com fácil acesso ao órgão. Você pode consultar os postos de atendimento mais próximos CLICANDO AQUI. Basta ir em um posto de atendimento da instituição munido de seu documento de identidade, CPF e um comprovante de residência.

Consulta SERASA online

Você pode verificar seu CPF no SERASA gratuitamente pela internet, sem sair de casa. Para isso, acesse o portal da instituição e crie uma conta.

CLIQUE AQUI e acesse o site oficial da SERASA.

Após criar seu cadastro, verifique seu e-mail e clique no botão confirmando o seu cadastro. Uma vez cadastrado, você poderá verificar o estado de seu nome na praça e consultar possíveis pendências e dívidas. Clique no Link limpar seu nome e você receberá instruções de como quitar suas dívidas e ficar com o nome limpo para obter crédito novamente.

Consulta SERASA por carta

Uma maneira bem pouco convencional, mas possível de verificar seu nome na praça. Envie uma carta endereçada para Rua Antônio Carlos, 434, Cerqueira César – CEP 01309-010 – São Paulo / SP, com cópias de seu CPF e RG e assinatura com reconhecimento de firma, e uma carta escrita com os seguintes dizeres: “Eu (coloque seu nome) venho através dessa carta solicitar a consulta do meu número de CPF para regularizar débitos que possa possuir” Lembre-se de assinar e colocar dados como o seu número de CPF e RG na carta para que esta seja respondida com as informações solicitadas.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome