O Serviço de Proteção ao Crédito – SPC – é essencial para proteção do crediário em lojas e empresas de venda. Esse serviço é oferecido para cadastrar e indexar clientes mau pagadores. Porém, nem todo mundo deixa de pagar um débito por má índole: acontece de algumas vezes o cliente até esquecer que possui um débito a pagar, e ao solicitar um crediário, acaba tendo uma surpresa ruim. É para isso que existe a consulta SPC: você pode consultar gratuitamente os seus dados junto ao órgão para se certificar que possui todos os seus pagamentos em dia. Aprenda a seguir como consultar o seu nome no SPC sem pagar nada.

Consulta SPC Brasil
Consulta SPC Brasil

O que é o SPC?

É a sigla para Serviço de Proteção ao Crédito. Esse serviço foi criado pelo CDL – Câmara de dirigentes e lojistas – como uma forma de proteção para os donos de estabelecimentos comerciais contra clientes que tenham histórico de serem mau pagadores. Basicamente, um cliente que tenha dívida em atraso entra para o sistema, e fica com o chamado “nome sujo”. Basicamente, outros lojistas e vendedores saberão que ele possui débitos pendentes e não lhe fornecerão crédito.

A única forma de limpar o seu nome no SPC é pagando os seus débitos. Você pode inclusive negociar com o seu cliente uma maneira de pagar sua dívida que agrade aos dois lados, para permitir você novamente ter crédito na praça. Outra vantagem de limpar o seu nome é que você vai evitar de ser cobrado, afinal o órgão também tem direito de cobrar você de suas dívidas, por pelo menos 5 anos.

Como consultar o seu nome no nome no SPC

Existem apenas 2 formas de consultar um nome no SPC: nos postos de atendimento do CDL ou através do site da organização. O site, entretanto, é voltado para clientes e lojistas, e cobra para consultas. A melhor maneira do cliente que deseja conhecer os seus débitos consultar o seu nome no SPC é indo em um posto de atendimento do CDL no seu município. O CDL é autorizado a divulgar gratuitamente informações sobre possíveis débitos que a pessoa tenha que estejam cadastrados no SPC. A consulta, entretanto, é pessoal: você não pode consultar dados de outras pessoas, a menos que possua uma procuração o autorizando a isso.

Documentos necessários:

Para saber ser você tem alguma pendência com o SPC, compareça no CDL munido dos seguintes documentos.

  • Documento de identidade válido com foto.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.

Lembre-se que você precisa comparecer pessoalmente para realizar a consulta. Caso você não possa realizar a consulta pessoalmente, será necessária uma procuração para alguém consultar seus dados, e este precisará estar munido de cópias dos seus documentos para fazer a consulta.

Consulta SPC Online

É possível consultar o seu nome no órgão através da página oficial da organização da internet. Confira o link abaixo:

https://www.spcbrasil.org.br

Vale reforçar que as consultas feitas pela internet não são gratuitas, pois o portal da organização é voltado principalmente para o atendimento de lojistas e funcionários. Você também pode consultar gratuitamente seus débitos na SERASA.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome