Ficar de olho na data das eleições 2022 é importantíssimo para todos os cidadãos brasileiros. Afinal, essa é uma obrigação que todos os cidadãos devem cumprir.

Quem tem mais de 16 anos pode votar e pessoas acima de 18 anos são obrigadas, exceto em alguns casos específicos que comprovem impossibilidade. Quem não vota está sujeito a multa de R$ 3,51.

Data das Eleições 2022
Data das Eleições 2022

O voto é essencial para eleger os representantes do povo e os líderes políticos do país. Para isso, é importante ficar de olho nas informações sobre as eleições 2022.

Calendário Eleitoral 2022

O calendário eleitoral determina todas as datas referentes a eleição. Ele determina quando os candidatos podem dar início em suas campanhas.

O calendário também anuncia quando devem encerrar as campanhas, qual é a data limite para se apresentar como candidato a um determinado cargo etc.

O não cumprimento do calendário eleitoral pode tornar um candidato inelegível mesmo que ele seja um dos preferidos. Por isso é fundamental, para quem pretende concorrer a um cargo nas eleições, ficar de olho nas datas determinadas.

Dê uma olhada agora das datas previstas no calendário eleitoral 2022.

Datas das Eleições 2022

No próximo ano os brasileiros devem comparecer às urnas para votação em 5 cargos diferentes. São eles: deputado estadual, deputado federal, governador, senador (uma vaga) e presidente.

No dia da eleição, cada cidadão deve comparecer ao local de votação conforme indicado em seu título de eleitor munido do próprio título e de um documento com foto.

A previsão é de que a data da eleição 2022 ocorra no dia 02 de outubro. No entanto, essa é apenas a primeira etapa.

Caso os candidatos não sejam definidos nesse turno será necessário o retorno dos eleitores para a realização do segundo turno. No entanto, só pode votar no segundo turno aqueles que votaram no primeiro.

Portanto, se você quer participar dessa importante decisão para o país, atente-se as datas e não perca o dia das eleições 2022. Saiba ainda como se inscrever como mesário voluntário.

Datas do Segundo Turno

Caso nenhum dos candidatos obtenha 50+1 % dos votos válidos, então é necessário um segundo turno. Nele, será finalmente definido quem é o eleito.

No caso das eleições 2022 o segundo turno está previsto para ocorrer em 30 de outubro, se for realmente necessário. No entanto, caso um dos candidatos ultrapasse a média, então será eleito direto no primeiro turno. Saiba também quem não é obrigado a votar.

Início e Fim da Propagando Eleitoral

Para decidir quem é o seu candidato preferido você deve acompanhar a propaganda eleitoral. Esse é um programa obrigatório veiculado na televisão, em canal aberto e simultaneamente em todas as emissoras.

Nele, os candidatos apresentam as suas propostas e tentam cativar o eleitorado para conseguirem ganhar nas urnas.

No entanto, ainda não há informações sobre quando começa ou encerra a propaganda eleitoral para as eleições 2022.

Mas, para acompanhar isso basta ficar de olho na sua emissora predileta, pois, ela também vai veicular a propaganda com certeza.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome