O seguro DPVAT 2023 é um seguro obrigatório que dar a cobertura a todas vitimas de acidentes de transito envolvendo veículos automotores terrestres. Continue lendo este artigo para descobrir a importância do seguro DPVAT 2023 para você e o seu veículo.

Além de obrigatório é um seguro que todo o proprietário de um veículo automotor precisa estar em dia e atento (a) aos prazos de regularização, e ao valor da guia de pagamento. O recolhimento do seguro DPVAT 2023 acontece em todo o território brasileiro.

DPVAT 2023
DPVAT 2023

O que é Seguro DPVAT 2023 – Situações de Cobertura

O DPVAT lhe garante cobertura para as seguintes situações:

  • Morte;
  • Invalidez parcial;
  • Invalidez total.

O seguro DPVAT 2023 tem um valor muito baixo fazendo uma comparação com os outros recolhimentos, por esse motivo é importante que o proprietário do veículo prepare-se financeiramente para que consiga arca com essa despesa em dia.


Seguro DPVAT 2023

Inúmeras dúvidas surgem em relação ao seguro DPVAT 2023, além é claro em relação ao questionamento em relação aos prazos.

O seguro DPVAT é um seguro que garante as pessoas vítimas de danos pessoais causados por veículos automotores da modalidade terrestre, o pagamento desse imposto é anual. O seguro DPVAT é um seguro obrigatório para que o licenciamento do DETRAN.

O seguro DPVAT 2023 é um seguro que cobre todos os proprietários do veiculo caso o mesmo sofra um acidente de transito, o seguro cobre as despesas medicas em caso de acidente, e indeniza os envolvido em caso de invalidez tanto parcial como total ou acidentes fatais que é no caso de morte, o seguro cobre todos os envolvidos, isso inclui até os terceiros.

Confira também sobre outros impostos que você deve pagar sobre seu veículo automotor:


Quem tem direito ao DPVAT 2023

Quem tem direito ao DPVAT 2018Essa é uma dúvida comum entre as pessoas, quem tem direito ao seguro DPVAT 2023, mas não é algo complicado de intender, pois toda ou qualquer vítima de acidentes que envolva veículos automotores terrestres possui o direito a indenização do DPVAT.

Recebem esse indenização qualquer vitima envolvida no acidente, seja ela culpada ou não, pois esse benefício foi criado para ajuda a vítima desse tipo de acidente se manter após o mesmo, não importando de quem é a responsabilidade do ocorrido.

O seguro DPVAT foi criado especialmente para dar uma segurança maior para todos os condutores das vias terrestres, e dessa forma reembolsar tudo que uma possível vítima de uma acidente possa vir a gastar com decorrente do mesmo, seja em seu veículo ou saúde, remédios e etc.


Valor do Seguro DPVAT 2023

Seguro Dpvat 2018 ValorO valor do seguro DPVAT sofre variação de acordo com o veiculo que você possui, ou seja, tem variação de valor de veiculo para veiculo. Além disso, não é somente o valor que varia a forma de pagamento também são diversas para tornar a vida do proprietário ainda mais fácil na hora de pagar esse imposto.

O valor do seguro DPVAT 2023 pode ser consultado através e uma tabela que é atualizada pelo o DETRAN anualmente.


Consultar Guia de Pagamento do Seguro DPVAT 2023

Para que o proprietário do veiculo automotor realize o pagamento é necessário ter a guia de recolhimento em mãos, esse documento pode ser emitido de maneira rápida e bem simples pela a internet, sendo assim você consegue resolver a emissão e a guia de pagamento sem enfrentar filas.

Como consultar:

  1. Para emitir a guia é necessário que você acesse https://www.seguradoralider.com.br/;
  2. Em seguida clique no estado desejado a qual você reside;
  3. Escolha a opção que se enquadra ao seu seguro DPVAT 2023;
  4. Preencha todos os dados solicitados e pronto emita a sua guia de pagamento do seguro DPVAT 2023.
Consulta Seguro Dpvat 2023
Consulta Seguro Dpvat 2023

O processo de emissão além de simples e bem rápido e você pode fazer de qualquer local, basta apenas ter um computador e a internet que lhe permita acesso, a tecnologia facilita muito o nosso dia a dia.

Agora você deve fica atento (a) aos prazos de pagamento para que não perca a oportunidade de pagar o seu imposto em dia, sendo assim você consegue manter o seu veiculo de acordo com as leis de transito do nosso País.


Como Dar Entrada no Seguro DPVAT 2023

Para dar entrada no seu seguro DPVAT 2023 você não precisa de ajuda de ninguém, pois você mesmo pode fazer isso, é muito fácil realizar esse processo e não é necessário correr o risco pedindo ajuda de outra pessoas, como despachantes e etc.

Será necessário que o acidentado entre em contado com a seguradora do DPVAT, mas antes lembre-se de ter em mãos os eu documentos e os documentos do seu veículo.

Se você sofreu um acidente no trânsito, basta realizar uma ligação para a seguradora através do número 0800 0221 204, a ligação é gratuita e você pode ligar de qualquer lugar do país.

Como dar entrada no DPVAT
Como dar entrada no DPVAT

Documentos Necessários para Solicitar o Seguro DPVAT 2023

Documento Necessario Dpvat 2018

Como já comentamos acima, antes de você ligar para a seguradora na tentativa de dar entrada no seu DPVAT é importante separar alguns documentos que certamente irão lhe ser solicitados. Confira abaixo quais são eles:

  • Boletim de Ocorrência: Nesse mesmo é necessário estar totalmente preenchido e completo, isso é, estar assinado e carimbado pelo delegado e plantão no momento do boletim, e também com os dados do seu veículo, como chassi, placa e etc. Além dos seus dados como nome completo, data da fatalidade entre outros, é só verificar se o seu boletim está bem explicativo e com todos os dados.
  • Seu Documentos: como CPF , RG e Comprovante de Residência;
  • Informações de Pagamento: A vítima terá que informar como e onde gostaria de receber a sua indenização como por exemplo poupança ou conta corrente;

Em alguns raros casos a seguradora responsável poderá solicitar alguns documentos a mais, para assim garantir o pagamento do benefício e evitar algum erro. Como por exemplo.

  • Indenização por Invalidez: Pode ser solicitado o Boletim Médico e também o Laudo do IML;
  • Indenização por conta de óbito: Nesse mesmo será solicitado a certidão de óbito da vítima e o Laudo informando o motivo do falecimento.
5/5 - (4 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome