O Educacenso 2024 é o detalhamento do Sistema Educacional Brasileiro. Todo o levantamento é feito pela internet e a plataforma digital favorece obter dado particular e detalhado de cada membro e instituição, estudantes, professores, turmas, escolas. As instituições escolares inclusas no programa são tanto da rede pública – federal, estaduais e municipais – quanto da rede privada.

É o Educacenso que traz dados sobre como é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A partir dos dados coletados é possível planejar a distribuição de recursos na área da alimentação escolar, transporte escolar , livros didáticos, material escolar, entre muitos outros fatores que envolvem a rede de ensino.

Educacenso 2024 - Censo Escolar
Educacenso 2024 – Censo Escolar

Com o Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas, SIAEP Aluno é possível também ter acesso a diversas informações.

Censo Escolar

O órgão comprometido com a coordenação do senso escolar é o Inep. A atualização é feita todo ano em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

O Censo Escolar feito pelo Inep e as secretarias de educação disponibilizam os dados que servirão para os cálculos de indicadores que demonstram a situação educacional do país. Entre alguns fatores estão:

  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb);
  • Taxas de rendimento e de fluxo escolar;
  • Distorção idade-série;
  • Entre várias outras questões.

O Censo também abrange outras modalidades e etapas da educação, tanto básica quanto profissional. Tem o Ensino Regular, que inclui educação infantil, ensinos fundamental e médio. A Educação Especial – que entra como modalidade substitutiva. A Educação de Jovens e Adultos (EJA). E a Educação Profissional que é composta por cursos técnicos, cursos de formação inicial continuada, e de qualificação profissional.

Sistema Educacenso
Sistema Educacenso

O primeiro passo do estudante que deseja ingressar no ensino superior é se candidatar a prova do Enem.

Calendário do Educacenso / Prazo do Educacenso 2024

Devido a Pandemia do Coronavirus, o prazo para a coleta dos sados do Senso Escolas 2020 foi expandido para o limite de 87 dias, no modelo normal o sistema ficava aberto por 60 dias.

O sistema ficou liberado até 21 de agosto desse ano, para que os representantes das escolas públicas/privadas da educação básica pudessem declarar as informações.

Situação do Aluno no Educacenso 2024

O Módulo Situação do Aluno é a segunda etapa no (Censo Escolar de Educação Básica). Aqui são coletados dados de Rendimento e Movimento no final do ano escolar dos alunos com matricula ativa no inicio do ano no Censo escolar.

É uma função da escola declarar a condição de aprovação ou reprovação do aluno, e situações também quando o aluno é transferido, desistente ou falecido. Essa declaração é parte das informações de rendimento no sistema Educacenso 2024.

Outras observações a serem feitas na regra de dados é nas diferentes modalidades, onde segue cada uma um parâmetro diferente da outra:

  • O quesito “Sem movimentação” está ligado às turmas de Educação Infantil, onde não se faz necessário as informações de rendimento, ou seja, aprovação e reprovação.
  • O termo “Curso em andamento” se enquadra nas classes do EJA e da Educação Profissional Concomitante, subsequente e integrada a EJA. Pois o tempo de duração e organização do ano letivo seguem outras diretrizes.
  • No item “Concluinte” a observação é na etapa de Conclusão do Ensino Fundamental; Médio; Educação de Jovens e Adultos ou Educação Profissional.
5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome