O EMTU Passe Livre 2024 é o programa de gratuidade oferecido a alguns passageiros que utilizam o transporte público intermunicipal na cidade de São Paulo e algumas outras cidades do estado.

Esse benefício, porém, é destinado a um grupo específico de usuários. Ele foi criado para os estudantes, de modo que os alunos possam se deslocar sem desembolsar o dinheiro da passagem.

Passe Livre EMTU 2024

Passe livre EMTU 2024: quem tem direito e como solicitar

Como dito anteriormente, a gratuidade do AMTU Passe Livre 2024 é destinado aos estudantes. Ele serve tanto para alunos da rede pública quanto da rede privada, porém existem requisitos diferentes para cada tipo.

Rede pública:

Para alunos da rede público a gratuidade é oferecida para estudantes do ensino fundamental ou médio, técnico integrado, Pronatec, técnico profissionalizando ou ensino superior.

Rede privada:

Para matriculados em rede privada podem desfrutar do benefício alunos do curso técnico integrado, Pronatec, superior, PROUNI, FIES, curso profissionalizante, Cotas sociais e Escola da Família.

Perceba que nesse caso não incluem alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas particulares. Esses não se encaixam no perfil de gratuidade da passagem.

Meia Tarifa EMTU

Outra possibilidade é conseguir a Meia tarifa EMTU. Nesse caso, embora não entrem no EMTU Passe Livre 2024, os alunos poderão pagar apenas metade do valor da tarifa.

Esse benéfico é destinado tanto a alunos da rede pública quanto alunos da rede privada. Também são contemplados estudantes de ensino superior e técnico.

  • Solicite a meia tarifa na sua escola;
  • Acesse a página do EMTU para envio os seus dados;
  • Efetue o pagamento de R$ 23,45.

Depois de concluídos esses passos basta aguardar que a sua carteirinha chegará. Com isso você poderá fazer as recargas para pagar metade da tarifa ou mesmo para desfrutar do EMTU Passe Livre 2024.

Passe escolar EMTU

Para solicitar o passe escolar EMTU, portanto, é preciso estar dentro dos requisitos citados anteriormente.

É necessário que a instituição de ensino onde o aluno está matriculado faça um cadastro prévio e encaminhe as informações para a EMTU. Fora isso os requisitos são:

  • Morar no município diferente do da instituição em que está matriculado com distância mínima de 1 quilômetro;
  • Não possuir outros benefícios de gratuidade.

Se você se encaixa nesses requisitos basta então acessar o portal do EMTU e preencher o formulário de solicitação. Feito isso é hora de pagar a taxa para solicitação do EMTU Passe Livre 2024 no valor de R$17,50.

A sua inscrição no programa de gratuidade da passagem só será efetivada após a confirmação do pagamento. Por isso, faça isso rapidamente! Depois, siga esses passos:

  • Reúna a documentação solicitada pelo portal do EMTU;
  • Entregue a documentação na sua instituição de ensino;

Feito isso é só aguardar! A instituição é responsável por entregar a sua documentação para a EMTU Passe Livre 2024. Após análise da papelada o seu cadastro será aprovado e você receberá a sua carteirinha.

A EMTU Passe Livre 2024 é importante para que o aluno consiga se locomover sem gastos. Com isso fica mais fácil manter a rotina estudantil em dia, mesmo para quem tem baixa renda ou dificuldades financeiras.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome