Home Outros Horário Comercial

Horário Comercial

Provavelmente você já ouviu em muitos lugares o termo Horário Comercial, mas você realmente sabe o que isso significa? Abaixo você vai entender tudo sobre o Horário Comercial e como você está sempre ciente dos horários do seu estabelecimento favorito. Vamos lá!

Horário Comercial
Horário Comercial

O que Significa?

Ainda no século XIX (19), países como a Grã-Bretanha começou a adotar um horário legal para seus países. Ou seja, o que hoje é chamado de Reino Unido passou a adotar horários específicos do dia para funcionar os seus comércios

Embora o Horário Comercial seja utilizado até os dias de hoje, não existe uma definição muito especifica para este horário. Como assim?

Hoje em dia, grande parte das empresas, principalmente as empresas de prestação de serviços, possuem seu horário das 08:00 as 18:00. No entanto, mesmo que esse seja o horário estabelecido, ele não é muito respeitado.

Até porque, no Shopping, por exemplo, este horário muda completamente. Além disso, também existem mercados 24 horas que, embora ainda possuam poucos no Brasil, fogem totalmente do “Horário Comercial”.

Qual o Horário Comercial?

Como mencionado anteriormente, não existe uma definição muito clara para os horários comercial, todavia, os comércios adotam um horário padrão das 08:00 às 18:00.

Qual a Importância?

Ok, se não existe uma definição especifica sobre o Horário, para que ele existe? Bom, existem dois motivos muito importante para ele existir.

Em primeiro lugar, tem os funcionários que, segundo as leis trabalhistas, precisam trabalhar 8 horas por dia para receber o seu salário. Dentro desse cenário, o Horário ajuda na definição da carga horária e se o (a) funcionário vai receber horas extras.

Em segundo lugar, também ajuda o comerciante. Como? Ao definir um horário para o seu comércio, fica muito mais fácil divulga-lo. Dessa forma, os clientes sempre vão estar cientes do horário de abertura e fechamento do mesmo.

Cuidados com o Horário Comercial

Na grande parte das cidades, existem um horário limite que os estabelecimentos podem ficar abertos. Sim! O Horário de atuação de estabelecimentos segue a regra prescrita em lei.

Como assim? Provavelmente você já notou que no Natal, por exemplo, os estabelecimentos tendem a ficar aberto até mais tarde. Bom, isso não é algo que os proprietários decidem, mas sim, o prefeito do município que autoriza.

Horário Comercial dos Bancos

Quando falamos sobre os Bancos, por exemplo, seu de atendimento é completamente diferente de outros estabelecimentos. Entrando, este horário pode variar de acordo com cada Banco.

Todavia, já os caixas eletrônicos, em muitas agencias ficam abertas 24 horas por dia.

Horário Comercial Mercados

Os mercados também seguem uma linha diferente dos demais estabelecimentos. Na grande maioria das vezes eles possuem um horário semelhante aos do Shopping (das 09:00 às 22:00).

Mas, como foi citado anteriormente neste artigo, existem mercados com autorização para atuar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Embora seja poucos os mercados que ofereçam este serviço, a tendencia é que isso só aumente, principalmente nas grandes cidades do Brasil.

5/5 - (3 votes)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome