O Imposto Predial e Territorial Urbano, também conhecido como IPTU 2025, é um tributo destinado as pessoas que possuem propriedade sobre um imóvel localizado em alguma parte urbana, como sala comercial, depósito, apartamento, etc. Trata-se, muitas vezes, do principal meio de obtenção de fundos financeiros para o governo municipal.
Mas, em alguns casos, o IPTU é um meio para vistoriar os preços das propriedades. Se informar sobre o IPTU é a principal forma de evitar equívocos. Por isso, quer ficar por dentro de consulta, valor, pagamento e Segunda Via do IPTU 2025? Leia o artigo abaixo.
![IPTU 2025](https://www.diariodenatal.com.br/wp-content/uploads/2020/07/iptu.png)
Consulta IPTU 2025
A consulta ao IPTU pode ser realizada na internet, por meio do site da prefeitura de sua cidade, ou também no boleto de pagamento remetido à sua residência. Lá, o contribuinte poderá verificar todas as informações a respeito do seu imóvel, como a área territorial, endereço, área calculada, lote, alíquota, entre outras informações.
![Consulta IPTU](https://www.diariodenatal.com.br/wp-content/uploads/2017/02/iptu-consulta.jpg)
Você também pode consultar o valor do IPTU no site de sua cidade:
- Acesse o site de seu município;
- Procure pela guia de “tributos”, “impostos”, ou “serviços”;
- Escolha a opção “IPTU”;
- Faça o seu login;
- Confira as informações do seu imóvel.
Valor do IPTU 2025
O IPTU 2025 não conta com um valor fixo, pois, assim como no caso do IPVA, o IPTU é um imposto proporcional ao valor do bem cobrado. Portanto, o valor do IPTU 2025 do imóvel de pessoa X, é diferente do cidadão Y, a não ser que possua as mesmas características. Para realizar o cálculo do valor do tributo alguns gestores levam em conta os seguintes pontos: localização, tamanho da área construída, tamanho do terreno e também qualidade do acabamento da construção.
Por fim, a base do cálculo do IPTU é o preço do imóvel sobre o imposto pago por ele. A alíquota usada para realizar o cálculo do tributo é definida pelo prefeito de cada município.
![Benefícios do IPTU](https://www.diariodenatal.com.br/wp-content/uploads/2017/02/beneficios-iptu.jpg)
Emitir 2ª via
Na maioria das vezes, as prefeituras disponibilizam a opção de emitir 2ª via do IPTU 2025 pelo seu site oficial, como é o caso do Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, entre outras cidades.
A emissão da 2ª via desse imposto pela internet é totalmente gratuita e pode ser realizada em dentro de pouquíssimos minutos. Determinadas prefeituras não possuem site institucional para emitir 2ª via do IPTU 2025. Portanto, é preciso que o cidadão se dirija até à sede da prefeitura e peça para que realize a emissão da 2 via do IPTU de sua residência.
Confira como quitar outros impostos atrasados:
Pagamento do IPTU
Após estar com o boleto de pagamento do IPTU 2025 em mãos, o cidadão precisa efetuar o pagamento até a data estipulada pela prefeitura. Geralmente, o pagamento desse imposto pode ser realizado em qualquer agência bancária, como Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, entre outras. Isto porque nem todas as cidades possuem acesso à todas instituições bancárias, portanto os gestores disponibilizam o pagamento numa ampla quantidade de agências.
É fundamental realizar o pagamento do IPTU em dia para evitar a cobrança de juros e multas, consequentemente, aumentando o valor do imposto.