O IPVA 2024 DF é um imposto que todo proprietário de veículo automotor deve quitar anualmente e, para quem mora em Brasília (DF) deve ficar atento às datas e valores para não perder o prazo. Vale lembrar que, quem paga o IPVA 2024 DF à vista terá o direito de quita-lo com desconto, isso se não tiver nenhum débito anterior.

O IPVA 2024, que significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo arrecadado pela Secretaria de Estado da Fazenda, ou seja, é de responsabilidade estadual. O contribuinte, por sua vez, deve cumprir corretamente com o pagamento anual, cuja arrecadação retorna a população, através de melhorias públicas em rodovias, estradas e outras importantes obras realizadas pelo governo.

IPVA 2024 DF
IPVA 2024 DF

Quem deve pagar o IPVA 2024 DF?

O tributo deve ser pago pelos proprietários de carros, motos, caminhões, embarcações, ônibus e aeronaves. Em contrapartida, são isentos do pagamento os veículos adaptados para os portadores de deficiência, máquinas agrícolas, veículos com potência inferior a 50 cilindradas e veículos que tenham mais de 15 anos de uso no Distrito Federal.


Valor IPVA 2024 DF

Os valores variam de veículo, modelo e alíquotas, sendo que estas são entre 1% e 6%. E você pode pagar o seu IPVA em cota única ou em até 3 parcelas, através de boleto que é aceito pelos principais bancos como é o caso do:

  • Itaú;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Citibank;
  • Bradesco;
  • Casas Lotéricas;
  • E pontos autorizados pelo Detran.

Vale lembrar que se você optar pelo pagamento em uma única parcela receberá um desconto em torno de 5% na hora da quitação. Por outro lado, o contribuinte que deixa de pagar o IPVA corre o risco de ter o seu carro apreendido e ainda pagará o débito com acréscimo de multa.

Confira também os valores em outros estados:


Consulta IPVA 2024 DF

Você deverá acessar o link (http://www.detran.df.gov.br/consultar-veiculo.html), informar o número da placa do veículo (sem espaço), o Renavam, e depois clicar em “Consultar”. O sistema vai te informar as características do veículo consultado e se tiver, apresentará as multas que possui, assim como os débitos de taxas de licenciamento, IPVA e seguro obrigatório.

A consulta pode ser realizada a qualquer momento, gratuitamente e através de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet como smartphones, tablets e notebooks.

Se você não receber o boleto, que lhe é enviado pelos Correios, poderá retirar a Segunda Via para o pagamento do IPVA DF 2024 no site da Secretaria da Fazenda. Neste caso, você deverá:

  • Acessar o link (http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=40) e na página informar o número do seu RENAVAM;
  • Selecionar o ano de exercício, escolher o tipo de Emissão (DAR do exercício ou da Dívida Ativa), o tipo de Consulta (Por Exercício ou Dívida Ativa);
  • Depois clicar em “Executar”.

Da mesma forma que no modelo de pagamento anterior, a quitação poderá ser realizada em agências bancárias, Casas Lotéricas ou correspondentes autorizados.


Tabela IPVA 2024 DF

Por enquanto, só está disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda o calendário de pagamentos referentes ao IPVA 2024, cujos prazos finais serão encerrados em 13/05/2016. Para este ano, os valores cobrados são os seguintes:

Calendário de pagamento IPVA 2024 DF
Final da placa A vista ou 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 e 2 17/fev 16/mar 13/abr
3 e 4 18/fev 17/mar 14/abr
5 e 6 19/fev 18/mar 15/abr
7 e 8 20/fev 19/mar 16/abr
9 e 0 21/fev 20/mar 17/abr

Os valores que serão cobrados para o IPVA 2024 DF ainda serão anunciados pela Secretaria de Estado e você saberá de tudo aqui, no blog, com todos os detalhes. Então não perca tempo, cadastre-se para receber dicas e novidades diretamente no seu e-mail. Até mais!

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome