O IPVA 2024 RJ é um imposto importante que é pago anualmente pelos proprietários de veículos que não podem deixar de quita-lo, para não ocasionar maiores problemas que envolvem desde o pagamento de multas até a apreensão do veículo. Se você quer sabe mais sobre esse imposto, bem como o calendário de pagamento do IPVA 2024 RJ e como consultar o mesmo, continue lendo este artigo até o final.

Com o pagamento do IPVA 2024 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) o proprietário contribui para a melhoria de rodovias, pois com a arrecadação do imposto o governo pode reverter em obras importantes para toda a população.

IPVA 2024 RJ
IPVA 2024 RJ

Consulta IPVA 2024 RJ

Você deverá acessar o site do Detran RJ (http://www.detran.rj.gov.br) e clicar sobre “IPVA”. Dentre as opções clique em “Consulta (Bradesco)” e será redirecionado ao site do banco, onde poderá efetivar o pagamento com comodidade e segurança.

Caso não seja um cliente do Bradesco é só se dirigir a um totem da instituição, para obter o boleto. Para isso, será preciso informar o número do seu RENAVAM e com o boleto em mãos poderá pagar em qualquer agência bancária até a data do vencimento.


Pagamento IPVA RJ 2024

Como em outros estados brasileiros, você pode optar pelo pagamento em cota única (integral) ou parcelar em até 3 vezes. É importante lembrar que o pagamento parcelado da Guia para Regularização de Débitos (GRD) pode ser feito a qualquer momento, porém se for pago após o vencimento da primeira parcela haverá a incidência de juros.


Tabela IPVA Rio de Janeiro 2024

O Detran divulgará as datas do IPVA 2024 no segundo semestre do ano. No site do órgão ainda estão presentes as datas e número de final de placas referentes aos pagamentos deste ano. Como o pagamento geralmente é realizado entre Janeiro e Abril é importante ficar atento para se organizar financeiramente, para a quitação do imposto.

Calendário IPVA 2024 RJ
Final da placa  1ª parcela ou cota única 2ª parcela 3ª parcela
0 21/jan 20/fev 23/mar
1 22/jan 21/fev 24/mar
2 23/jan 27/fev 30/mar
3 24/jan 28/fev 31/mar
4 27/jan 02/mar 01/abr
5 28/jan 03/mar 02/abr
6 29/jan 04/mar 03/abr
7 30/jan 05/mar 06/abr
8 31/fev 06/mar 07/abr
9 03/fev 09/mar 08/abr

Por outro lado, é importante observar, quando for pegar sua GRD se a mesma possui a cobrança de taxas de serviço do Detran, do Bradesco e o seguro obrigatório. Neste ano não houve a cobrança do seguro DPVAT para veículos de seguro 03, 04 e 09, pois o recolhimento foi realizado através de uma guia no site.


Pagamento de débitos anteriores

É possível quitar os débitos de anos anteriores pagando integralmente ou em até 3 vezes por meio da GRD. É importante que busque realizar o pagamento o quanto antes, tendo em vista que o veículo não deve conter nenhuma dívida, para que o agendamento da vistoria possa ser realizado.

Confira as datas de pagamentos do IPVA do seu estado:

Além do mais, você deverá juntar os comprovantes dos pagamentos com a documentação do veículo, para que possa apresenta-lo a polícia em caso de ser parado.


Qual é a porcentagem da alíquota do IPVA 2024 RJ?

De acordo com o Detran, a alíquota cobrada sobre os veículos automotores são as seguintes:

  • 0,5% para veículos destinados a locação;
  • 1% para caminhões, tratores, veículos de transportes de passageiros e aqueles que utilizam gás natural ou energia elétrica;
  • 2% para motocicletas, ônibus, micro-ônibus, ciclomotores e automóveis movidos a álcool;
  • 3% para os automóveis de passeio, camionetas bicombustíveis e utilitários;
  • 4% para os automóveis de passeio, camionetas (menos utilitários), automóveis bicombustíveis e aqueles de procedência estrangeira.

Não custa lembrar, as datas e valores do IPVA Rio de Janeiro 2024 serão divulgados no segundo semestre e assim que novas informações forem disponibilizadas, as mesmas serão divulgadas aqui, no blog. E se você não quer perder nenhuma novidade é só cadastrar o seu e-mail em nosso formulário. É gratuito!

5/5 - (3 votes)

2 COMENTÁRIOS

  1. Senhores, considero o site de vocês, oferecendo informações sobre IPVA importantíssimo, inclusive , facilitando a nossa programação de pagamento nesse momento tenebroso de crise sem precedentes.
    Grata Georgina

  2. Contrário á sra Georgina, não achei o site nada útil. Não há informação nenhuma sobre como imprimir o maledeto bolheto, ou que outras maneiras existem para pagar o IPVA. Ao invez, querem que baixo alguns arquivos que não preciso, nem quero. Vejo tudo isso com muita desconfiança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome