Como de costume todo o ano é pago uma taxa nomeada de IPVA que é um valor destinado a apropriação de um veículo, seja ele ônibus, micro-ônibus, moto, caminhão, carro e vários outros meios de transporte que precisa fazer contribuição anual desse imposto. Para quem não conhece os transmites do IPVA 2024, é bastante interessante que continue lendo o artigo, pois esse valor é pago por muitos usuários todos os anos e os mesmo desconhecem as razões da contribuição do IPVA 2024.

IPVA 2024

Para quem não sabe o IPVA 2024 é um imposto aonde o seu valor é determinado e de responsabilidade da Secretaria do Estado, sendo assim e basicamente como ser fosse tabelado, o valor varia de acordo com o modelo e o veículo, outra coisa que influencia bastante é o Estado, pois a alíquota referente a cobrança do imposto faz variação em cima disso.

IPVA 2024
IPVA 2024

O Pagamento do IPVA deve ser efetuado sempre em janeiro e abril, determinando e seguindo as datas de vencimento dos boletos de cobrança do imposto, conforme a numeração da placa do veículo, sendo realizado o pagamento do Imposto do IPVA 2024 avista o usuário ganha ainda até 8% de desconto sob o total da cobrança.

Mais caso esteja apertado o seu orçamento, ainda é disponibilizado ao usuário o pagamento do imposto parcelado em até 3x, porém nesta modalidade de escolha o direito ao desconto é cessado.

O IPVA é um imposto de caráter obrigatório, sendo assim pode ser que na guia de pagamento venha cobrando algum seguro ou serviços e tarifas referente a instituição financeira ou até mesmo do Detran, quem é responsável pela a emissão da GRD é o próprio Banco Bradesco.

Muitas pessoas ainda não sabem, mais esse ano não será cobrada a tarifa do seguro DPVAT 2024 que também é um seguro obrigatório.


Consulta IPVA 2024

Como o imposto é do IPVA é vinculado ao Detran, você consegue realizar a consulta inteiramente gratuita, basta apenas ter acesso a internet e seguir as seguintes recomendações:

  • Você deve acessar o site do Detran de sua cidade, neste caso o site a qual estou fazendo referência, é do Detran do Rio de Janeiro www.detran.rj.gov.br;
  • Você deve informar o seu RENAVAM;
  • Logo em seguida preencha as informações solicitadas e o código de segurança;
  • E pronto e só clicar em consultar. Tendo a disponibilidade do boleto em mãos, o pagamento pode ser efetuado de qualquer agência bancária, porém vale lembrar que o IPVA não pode ser pago em cheque.

Pagamento do IPVA 2024

O pagamento do IPVA dos anos anteriores do seu veículo pode ser realizado no mesmo processo do que do que o ano de vigência, sendo pago de acordo com a disponibilidade usuário, seja ela em pagamento único ou dividido em até 3 parcelas.

Confira como pagar seu IPVA nos principais Estados:

Vale ressaltar que o pagamento do imposto do IPVA é obrigatório, sendo assim a falta de pagamento, torna o seu veículo irregular, podendo estar sujeito a processo de apreensão legal.


Desconto no IPVA 2024

A maioria dos estados brasileiros oferecem 3 regimes de pagamento do imposto do licenciamento automotivo para 2024:

  • Em conta única, com desconto (o desconto varia de estado para estado);
  • Em conta única, sem desconto (não disponível em todos os estados);
  • Parcelado, sem desconto, com primeira parcela para janeiro (o número de parcelas também varia de estado para estado.

Os descontos já divulgados para o pagamento antecipado do IPVA 2024, por estado, são:

  • São Paulo – 3% para pagamento em parcela única, em janeiro de 2024;
  • Sergipe – Sem desconto, com pagamento em parcela única feito entre Março e Novembro de 2024 (dependendo do final da placa do veículo);
  • Minas Gerais – 3% de desconto, em parcela única, para o dia 9 de janeiro de 2024;
  • Mato Grosso do Sul – 15% de desconto, em parcela única, para o dia 30 de janeiro de 2024;

IPVA atrasado 2024 – Como pagar?

Se você deixou passar o prazo do IPVA, não precisa entrar em pânico: é possível regularizar a situação do seu IPVA atrasado de maneira muito simples: basta acessar o site do Detran do seu estado, e solicitar a emissão do boleto do Imposto.

IPVA Atrasado
IPVA Atrasado – Confira como legalizar o seu imposto

O boleto será acrescido de correção monetária, e mais multa de 0,33% ao dia, portanto é essencial que você regularize a situação do seu imposto o mais rápido possível, para não perder o prazo do licenciamento 2024 do seu veículo.

5/5 - (5 votes)

6 COMENTÁRIOS

    • Olá João Batista,
      Depende do estado, pois o IPVA é um imposto estadual. Em alguns estado, o imposto para de ser cobrado para carros com mais de 15 anos, em outros, só para de se cobrado os 20 anos do veículo.

  1. Acessei ao site do Detran agora a pouco e gerou o boleto com multa para amanhã. Tem um horário especifico para pagar? Não tenho mais direito ao desconto? Qual o percentual de desconto eu teria?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome