O Imposto de Renda 2020 é uma das taxações brasileiras mais importantes que, entre várias funções, tem o objetivo de arrecadar recursos para que o Governo invista em melhorias para toda a sociedade. A declaração do Imposto de Renda é feita basicamente em duas modalidades: pessoa física e pessoa jurídica, a menos que se trate de pessoa com isenção do imposto de renda 2020. Ou seja, é muito importante e obrigatório que todos os cidadãos declarem a Receita Federal os rendimentos que tiveram ao longo do ano, ou seja, comprove que as suas aquisições possuem procedência legal. Contudo, é possível obter a isenção no Imposto de Renda 2020. Quer saber como é feito? Então me acompanhe durante todo este artigo.
Conteúdo
Quem é isento no IRPF 2020?
Como se sabe, os cidadãos que são obrigados por lei a fazer a declaração do Imposto de Renda são aqueles que possuem rendimento mensal superior a R$ 1.999,18. Mas, existem ainda duas outras modalidades que permitem a isenção que são as seguintes:
- Portadores de CPF que possuem mais de R$ 300 mil em bens e direitos, sendo que parte de seu patrimônio é divido com um companheiro ou conjugue de união estável, cujo relacionamento é em regime parcial de bens;
- Quando uma pessoa é considerada dependente da outra. Porém ela deve informar os seus rendimentos e bens na declaração do Imposto;
- Aposentados que tem mais de 65 anos de idade e vivem exclusivamente do seu benefício.
Como Pedir a Isenção de Imposto de Renda 2020
Também podem solicitar a isenção do Imposto, pessoas que sofrem de alguma das doenças listadas abaixo:
- AIDS;
- Tuberculose Ativa.
- Paralisia Incapacitante e Irreversível;
- Neoplasia Maligna;
- Nefropatia e Hepatopatia Grave;
- Hanseníase;
- Fibrose Cística;
- Espondiloartrose Anquilosante;
- Esclerose Múltipla;
- Doença de Parkinson;
- Doença de Paget em estado avançado;
- Contaminação sofrida por Radiação;
- Cegueira;
- Cardiopatia Grave;
- Alienação Mental;
Como solicitar a isenção do Imposto de Renda 2020
Infelizmente, grande parte das pessoas isentas do Imposto de Renda 2020 simplesmente deixam de informar a Receita a sua condição e nem imaginam que tal falha pode prejudicar e provocar algum tipo de restrição em seu nome.
Para não correr mais risco, acesse esse link (http://www.planejamento.gov.br/assuntos/orgaos-extintos/formularios/formulario-de-requerimento-de-isencao-de-imposto) e baixe o “Requerimento de Isenção de Imposto de Renda”, preencha e envie para a Receita Federal.
Aplicativo do Imposto de Renda 2020
Para facilitar o preenchimento e envio da Declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal libera todos os anos o programa específico, o qual é disponibilizado para diversos sistemas e plataformas.
No próprio site da Receita você encontra o programa mais recente do Imposto de Renda 2020. Na página inicial do órgão, procure por “Programas para Download” e verifique na listagem o “App IRPF”. Após clicar sobre ele, é só escolher o seu sistema operacional e fazer o download. Além do mais, você ainda pode realizar as seguintes ações:
- Preencher e enviar a declaração do Imposto original dos últimos 4 anos;
- Preparar o rascunho para a entrega da próxima declaração IRPF 2020;
- Acompanhar e verificar se existem pendências em sua declaração;
- Verificar a situação dos débitos existentes no IRPF e gerar o DARF para a realização do pagamento e consequente quitação;
- Consultar o chamado “Perguntão IRPF” que é um guia que contém perguntas e respostas sobre a declaração.
E, por fim, fique atento aos prazos, pois está previsto como data para entrega final das declarações o dia 30 de Abril de 2020. Não deixe para a última hora, comece a montar o seu rascunho desde já. Aproveite e deixe a sua curtida neste artigo clicando no ícone abaixo.