Home Educação Local de Prova ENEM 2024: Consulta local da prova no site INEP

Local de Prova ENEM 2024: Consulta local da prova no site INEP

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada em todo o país, uma vez por ano. Foi criado em 1998 e a partir de 2009 ganhou relevância e se tornou um importante mecanismo de seleção, para o ingresso de novos alunos nas universidades, escolas técnicas e instituições particulares e federais. Como se sabe, o período de inscrições é realizado no mês de maio e as provas são geralmente aplicadas entre os meses de outubro e novembro. O local de prova ENEM 2024 pode ser consultado a partir do portal do INEP pela internet.

Confira ao longo deste artigo todas as novidades do ENEM 2024, como descobrir o local de sua prova ENEM e nossas dicas quentes, para que você possa se dar bem no dia. Vamos lá?

Local de Prova ENEM 2024
Local de Prova ENEM 2024

Consulta Local de Prova ENEM

De acordo com informações do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a edição 2020 do ENEM registrou 8.627.194 inscrições, número este que superou o total obtido em 2019, que foi de 7.746.057.

Mas esses números não devem ser considerados como motivo de preocupação uma vez que, caberá a você continuar estudando e mantendo a tranquilidade, para fazer uma boa prova em novembro.

Consulta dos Locais de Prova do ENEM 2024

Desta forma, é importante consultar, em sua área exclusiva da página de inscrição do INEP (http://enem.inep.gov.br), se o sistema já disponibilizou o Cartão de Confirmação, cujo documento apresenta os seguintes dados: nome completo do candidato, número de inscrição, data, horário e local da realização das provas, indicação do atendimento especializado (se tiver solicitado no momento de inscrição), a língua estrangeira escolhida e a solicitação de certificação (se for o caso).

Caso precise consultar a página de inscrição do INEP é só informar o número do seu CPF e senha cadastrada, para verificar todos os detalhes do seu cartão, o qual deverá imprimir para que o mesmo seja apresentado no dia das provas.


Prova do ENEM 2024 – O que cai na prova do ENEM 2024

O ENEM é um exame que avalia o desempenho dos candidatos que estão cursando o último ano do Ensino Médio ou que já o concluíram e, deste modo, as questões vão abranger todos os conhecimentos estudados, durante todo o período de 3 anos, que são divididos nas seguintes áreas, com seus números de questões cobradas, a saber:

No primeiro dia, as provas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (que abarca Física, Biologia e Química) e Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Ao todo são 90 questões e o prazo para a realização da prova é de 4h30min.

Já no segundo dia, as provas são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (abrange Línguas Portuguesa e Estrangeira, Literatura, Artes, Tecnologias da Informação, da Comunicação e Educação Física), Matemática e suas Tecnologias, e ainda uma prova de Redação argumentativo-dissertativa, que vale metade da nota do ENEM 2024. Ao todo são 90 questões a serem respondidas e mais a criação do texto da redação, em um prazo máximo de 5h30min.


Dicas para o ENEM 2024

Faltam poucos meses para que o ENEM seja aplicado em todo o país. Aproveite para revisar as matérias, tirar dúvidas, fazer muitos exercícios e simulados das provas aplicadas nos anos anteriores e treinar bastante a sua redação.

Na véspera da prova procure descansar e relaxar ao máximo e no dia seguinte procure chegar ao local da prova com 1 hora de antecedência, para evitar qualquer imprevisto e atraso, caso contrário será impedido de entrar.

Local de Prova ENEM 2024 - Como consultar Local de Prova do ENEM 2024
Local de Prova ENEM 2024 – Como consultar Local de Prova do ENEM 2024
5/5 - (1 vote)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome