O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que cresce a cada ano em número de participantes, afinal, trata-se do exame mais importante para avaliação de estudantes no brasil. Em outras palavras,  a avaliação do Ensino Médio tem sido cada vez mais decisiva na hora de disputar e conquistar uma vaga nas instituições de ensino superior, tanto nas federais, quanto nos particulares, por isso é impostante estudar para conquistar uma boa nota do ENEM 2023, para garantir uma vaga no ensino superior, e até mesmo, vagas em programas como PROUNI e FIES.

É claro que todo candidato, após fazer sua prova, se sinta ansioso para conhecer o resultado e assim ter uma ideia se, a nota obtida, o ajudará a ingressar em uma boa faculdade.

Nota do ENEM 2023
Nota do ENEM 2023 – Confira já o resultado ENEM 2023

Como se sabe, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o responsável por organizar, abrir e realizar a inscrição do Exame, como também avaliar e divulgar as notas dos candidatos participantes da prova do ENEM.

E, através deste artigo, vou te mostrar, no próximo tópico, como é simples e fácil descobrir a sua nota do Enem – Exame educacional mais importante do Brasil.

  • Lembre-se: é necessário ter pago o Boleto do ENEM para ter direito a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Consulta Nota do ENEM 2023

O INEP divulga o gabarito oficial da prova em um prazo máximo de até 3 dias úteis após a aplicação do exame no endereço eletrônico do INEP pelo link abaixo. Já os resultados individuais serão disponibilizados no mesmo link, na data a ser divulgada pelo próprio Instituto.

No link do INEP, você precisa informar seus dados de acesso como, por exemplo, o número do seu CPF ou de inscrição na prova e mais a sua senha cadastrada, para conhecer o resultado.

Porém, se você for um candidato “treineiro”, ou seja, que possui menos de 18 anos no primeiro dia da aplicação do ENEM 2023, ou que vai concluir o Ensino Médio no ano seguinte da realização do Exame conhecerá o resultado do seu desempenho após 60 dias da disponibilização dos resultados da prova.

Correção das Provas do ENEM

As provas objetivas são submetidas à leitura óptica, ou seja, através do reconhecimento e preenchimento do gabarito, sob a orientação reforçada por parte dos fiscais.

Este procedimento é realizado de forma bastante rápida. Por outro lado, a prova de Redação é um pouco mais trabalhosa, já que cada uma é avaliada por dois examinadores, que executam tal tarefa de forma separada e sem o conhecimento da nota dada pelo outro, para que não influencie e prejudique a sua análise.

Desta forma, esse procedimento é mais demorado e por isso, o resultado individual só é disponibilizado com um prazo maior, em relação à prova objetiva.

Datas das Provas do ENEM

Atenção: Essas datas são estimativas!

Para a edição 2023, o Exame será aplicado no primeiro fim de semana de novembro, ou seja, dias 05 e 06, sendo que no primeiro dia (que será no sábado), os candidatos deverão responder 90 questões totais objetivas das seguintes áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Já no segundo dia, os candidatos deverão responder mais 90 questões objetivas das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e escrever uma redação.

Locais de Prova do ENEM

Para saber o local do seu Exame é necessário acessar a sua área exclusiva no link (enem.inep.gov.br/participante), informar o seu CPF e senha. Assim que o sistema disponibilizar em tela o seu cartão é só o imprimir, para apresentar no dia das provas.

É essencial chegar nos locais de prova pelo menos 1 hora antes do início do horário de prova. Embora os portões dos locais de prova somente sejam fechados no início do horário do Exame, é importante chegar antes para garantir que não haja nenhum contratempo que lhe impeça de chegar no local da prova no horário correto.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome