O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que cresce a cada ano em número de participantes, afinal, trata-se do exame mais importante para avaliação de estudantes no brasil. Em outras palavras,  a avaliação do Ensino Médio tem sido cada vez mais decisiva na hora de disputar e conquistar uma vaga nas instituições de ensino superior, tanto nas federais, quanto nos particulares, por isso é impostante estudar para conquistar uma boa nota do ENEM 2021, para garantir uma vaga no ensino superior, e até mesmo, vagas em programas como PROUNI e FIES.

É claro que todo candidato, após fazer sua prova, se sinta ansioso para conhecer o resultado e assim ter uma ideia se, a nota obtida, o ajudará a ingressar em uma boa faculdade.

Nota do ENEM 2021
Nota do ENEM 2021 – Confira já o resultado ENEM 2021

Como se sabe, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o responsável por organizar, abrir e realizar a inscrição do Exame, como também avaliar e divulgar as notas dos candidatos participantes da prova do ENEM.

E, através deste artigo, vou te mostrar, no próximo tópico, como é simples e fácil descobrir a sua nota do Enem – Exame educacional mais importante do Brasil.

  • Lembre-se: é necessário ter pago o Boleto do ENEM para ter direito a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Consulta Nota do ENEM 2021

O INEP divulga o gabarito oficial da prova em um prazo máximo de até 3 dias úteis após a aplicação do exame no endereço eletrônico do INEP pelo link abaixo. Já os resultados individuais serão disponibilizados no mesmo link, na data a ser divulgada pelo próprio Instituto.

No link do INEP, você precisa informar seus dados de acesso como, por exemplo, o número do seu CPF ou de inscrição na prova e mais a sua senha cadastrada, para conhecer o resultado.

Porém, se você for um candidato “treineiro”, ou seja, que possui menos de 18 anos no primeiro dia da aplicação do ENEM 2021, ou que vai concluir o Ensino Médio no ano seguinte da realização do Exame conhecerá o resultado do seu desempenho após 60 dias da disponibilização dos resultados da prova.

Correção das Provas do ENEM

As provas objetivas são submetidas à leitura óptica, ou seja, através do reconhecimento e preenchimento do gabarito, sob a orientação reforçada por parte dos fiscais.

Este procedimento é realizado de forma bastante rápida. Por outro lado, a prova de Redação é um pouco mais trabalhosa, já que cada uma é avaliada por dois examinadores, que executam tal tarefa de forma separada e sem o conhecimento da nota dada pelo outro, para que não influencie e prejudique a sua análise.

Desta forma, esse procedimento é mais demorado e por isso, o resultado individual só é disponibilizado com um prazo maior, em relação à prova objetiva.

Datas das Provas do ENEM

Atenção: Essas datas são estimativas!

Para a edição 2021, o Exame será aplicado no primeiro fim de semana de novembro, ou seja, dias 05 e 06, sendo que no primeiro dia (que será no sábado), os candidatos deverão responder 90 questões totais objetivas das seguintes áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Já no segundo dia, os candidatos deverão responder mais 90 questões objetivas das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e escrever uma redação.

Locais de Prova do ENEM

Para saber o local do seu Exame é necessário acessar a sua área exclusiva no link (enem.inep.gov.br/participante), informar o seu CPF e senha. Assim que o sistema disponibilizar em tela o seu cartão é só o imprimir, para apresentar no dia das provas.

É essencial chegar nos locais de prova pelo menos 1 hora antes do início do horário de prova. Embora os portões dos locais de prova somente sejam fechados no início do horário do Exame, é importante chegar antes para garantir que não haja nenhum contratempo que lhe impeça de chegar no local da prova no horário correto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome