O Número de Identificação Social (ou simplesmente Número do NIS) é o número de documento que vincula o trabalhador à previdência Social. Esse número é fundamental para que deseja contribuir e se aposentar, conseguir um emprego com carteira assinada, ou sacar seus benefícios sociais na Caixa Econômica Federal. Mas onde encontrar o Número do NIS? Confira abaixo e esclareça as suas dívidas.

Como Consultar o Número NIS
Como Consultar o Número NIS

Para que Serve o Número do NIS?

Para conseguir controlar todas as pessoas que naturalmente iriam se cadastrar nesses projetos e usufruir de uma ajuda do Governo Federal, foi criado o Número de Inscrição Social (NIS), o qual, é usado pelo Governo para controlar o número de bolsas expedidas. Além disso, o número também é usado para:

Por isso que é de fundamental importância conhecer esse número e sempre mantê-lo guardado, para que quando for necessário usá-lo, tenha-se a possibilidade de lembrar dele. Para quem não se lembra qual o NIS, existe alguma maneira bem práticas e fáceis de encontrar esse número, todas gratuitas.


Como saber o número do NIS?

O número do NIS está presente em diversos documentos do trabalhador brasileiro. Esse número é essencial para que deseja realizar saque de benefícios sociais, como o Bolsa Família 2017, Seguro desemprego, Fundo de Garantia, entre outros, além de ser o número que vincula o cidadão à previdência Social. Você pode encontrar o Número do NIS nos seguintes documentos:

  • Na carteira de trabalho: O número do NIS está presente junto com a foto e com os dados de identificação do trabalhador. O número de Inscrição social pode estar listado como NIS, NIT ou ainda como PIS/PASEP;
    Número do NIS na Carteira de trabalho mais recente
    Número do NIS na Carteira de trabalho mais recente

    número do NIS na carteira de trabalho antiga
    número do NIS na carteira de trabalho antiga
  • Na carteira de Identidade: Alguns modelos de Identidade também já possuem o número do NIS. Nesse documento, o Número costuma ser listado como PIS/PASEP. Carteiras de identidade muito antigas, entretanto, não possuem o número de identificação;
  • No Cartão Cidadão Caixa: Esse documento é usado para fazer saques e consultas de benefícios sociais na Caixa Econômica Federal. Nesse documento, o número impresso no cartão é o Número do NIS;

    Número do NIS no Cartão Cidadão Caixa
    Número do NIS no Cartão Cidadão Caixa
  • No cartão Bolsa Família: Outro documento que lista o Número do NIS é o Cartão Bolsa Família. Nesse documento, assim como no cartão Cidadão, o número impresso também é o número do NIS, mas é o número da pessoa que o cartão está no nome.

    Número do NIS no Cartão Bolsa Família
    Número do NIS no Cartão Bolsa Família

Consulta Número do NIS

Além dos documentos, também é possível pesquisar o número do NIS diretamente pelo CPF, no portal DATAPREV da Previdência Social Brasileira. Para consultar o Número do NIS pelo CPF, é necessário:

  • Nome completo do beneficiário;
  • Número do CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo da mãe do beneficiário.

Número do NIS pelo CPF

  • O primeiro passo para consultar o NIS é acessar o site do MEU INSS.
  • Clique no ícone “Cidadão”

    Número do NIS Online
    Número do NIS Online
  • Em seguida, clique em “Inscrição” e em “Filiado”;

    NIS
    NIS
  • Digite seus dados pessoais (nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF;
  • Complete o desafio da imagem, e clique em “Continuar”

    Número NIS
    Número NIS
  • Ao completar o cadastro, será exibido uma mensagem que inclui o seu número do NIS.

Como consultar o Número do NIS pelo telefone?

Outra maneira de como consultar o número do NIS é através do número da Central da Previdência Social. Ligue para o número 135, com seus documentos em mãos, e solicite a consulta do número de inscrição Social.


Qual a diferença entre NIS, NIT, PIS e PASEP?

As siglas NIS, NIT, PIS e PASEP são utilizadas frequentemente em diversos meios relacionados a previdência social, como pagamento de benefícios sociais, contribuição previdenciária, pagamento da aposentadoria. Entretanto, todas essas siglas se referem basicamente à mesma coisa.

O número do PIS/PASEP, NIT ou NIS se reverem ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que é basicamente o histórico previdenciário de cada cidadão.

  • O PIS/PASEP ou NIT é gerado pelo empregador no primeiro emprego do trabalhador, e serve para que esse realize as contribuições obrigatórias do INSS e FGTS;
  • O NIS é gerado pela Caixa Econômica Federal para o pagamento ou inscrição de beneficiários em programas sociais como Bolsa Família, Garantia Safra, ProJovem Trabalhador e Pronatec;

Mas como dito anteriormente, esses números se referem ao mesmo cadastro. Ou seja, se o cidadão é admitido no primeiro emprego mas já está inscrito em um programa social, usa-se o mesmo número de cadastro, e vice-versa.


Como Saber o Número do NIS?

Outra forma de realizar essa consulta do NIS sem ser online é indo até uma agência de assistência social do Governo Federal, presente em sua cidade, munido com os seus documentos:

Assim que chegar a esse local, será feito um atendimento exclusivo por um funcionário do Governo, que irá recolher os seus documentos e fazer algumas perguntas, para se certificar da sua identificação. Ao final, ela dirá qual o seu NIS e algumas ações que podem ser feitas com o uso desse número.

Esse processo pode ser um pouco mais demorado do que a forma online, pois pode ter filha dentro dessa agência, mas ainda assim, é bastante prático de ser realizado.

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome