O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais é a base que as compõem são os cadastros dos trabalhadores, cadastro dos empregadores, cadastro com vínculos empregatícios e agregados de vinculo empregatícios.

O que é CNIS?
O que é CNIS?

Conteúdo

O que é CNIS? Entenda como funciona

O cadastro dos trabalhadores contém dados básicos e complementares de pessoas físicas que se enquadram em atividades produtivas vinculada ao trabalho. Neste universo podemos incluir contribuintes individuais ou empregados, tais em cargo de funcionários públicos, empresários e qualquer pessoas que seja detentora do PIS, PASEP e NIT. E que tenha feito este registro a partir de 1971 valido para empregados, ou registrados em 1973 para contribuintes individuais, seus dados devem ser registrados na base da Previdência Social junto aos órgãos competentes com o Governo. São fontes beneficiadas desse cadastro PIS, PASEP, CAGED, FGTS e Cadastro de Contribuintes Individuais.

Cadastro CNIS

No Cadastro dos empregadores constam os dados cadastrais de pessoas jurídicas, ou seja, portadores de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e de estabelecimentos que sejam reconhecidos pela Previdência Social.

Isso incluem todos os estabelecimentos independente do ramo de atuação no mercado que tenha fornecido os dados sociais, fiscais e previdenciários ao governo a partir do ano de 1964 estarão inclusos no programa.

Cadastro com vínculo empregatício contém os dados desde do ano de 1976, que contém informações respectiva a remunerações mensais, além de constar também os recolhimentos dos contribuintes individuais através da contribuição mensal previdenciária.

Informações do Cadastro

As informações de vínculos empregatícios, remuneração e recolhimento dos contribuintes inclusive de contribuintes individuais que permitem determinar o tempo de serviço do trabalhador, e o valor do benefício previdenciário do mesmo.

São fontes beneficiadas desta modalidade trabalhadores cadastrados no FGTS, RAIS e CAGED.

As bases de agregados por vínculos empregatícios contem a remuneração mensal de fornecedores aonde é possível ter uma visão geral em massa sobre a quantidade salarial e a quantidade de vínculos empregatícios.

Isso permite um melhor confronto com as bases de arrecadação da previdência social. Isso é feito através do confronto de informações e possível detectar possíveis falhas e divergências entre contribuição efetiva e contribuição potencial.


Objetivos do Cnis

Com o Cadastro Nacional de Informações Sociais é possível que o Governo acesse qualquer informação sobre o mercado de trabalho. Por exemplo, como anda o índice de empregados e desempregados no Brasil. Nesse caso, lá vai constar qual é a situação atual no mercado de trabalho.

Por isso é extremamente importante que as empresas realizem o seu cadastro e a dos seus colaboradores para que o mesmo venha ter direito a futuros e atuais programas Governamentais, como por exemplo, planejar as leis que regem o seguro desemprego, ou a criação de novas vagas para Pronatec ou outros estímulos para a geração de emprego.

O CNIS ele tem como objetivo atender com maior eficácia os direitos de todos os trabalhadores. Assim, mantendo a confiabilidade nas informações pessoais do mesmo. O sistema é para inibir possíveis fraudes e desvios na concessão de direitos previdenciários. Dessa forma, ele dá o direito somente a pessoas que tenham realmente o direito a receber.

Além disso o sistema visa simplificar e diminuir os custos governamentais com informações sociais. Contribuir ativamente para integração de informações confiáveis junto as bases Governamentais e todas as outras que tenham ligações com o Governo e outras instituições Públicas.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome