Muitos dizem que o Brasil só mudará de patamar com país e vai conseguir avançar para chegar ao nível dos países desenvolvidos, se atingir bom nível educacional, em todas as áreas de conhecimento, até mesmo o Slogan do Governo Federal segue esse pensamento, com a frase “Pátria educadora”.

Sabemos que ainda estamos longe de atingir o nível de educação que o país precisa, mas, o Governo Federal e o Ministério da Educação vem fazendo melhorias para tentar elevar o nível educacional da população em geral.

Plataforma Freire
Plataforma Freire – A Plataforma de capacitação de professores de todo o Brasil.

Umas das melhores iniciativa é a Plataforma Freire, que oferece aos docentes, a oportunidade de se especializarem em um determinado ramo da sua carreira. Quer saber mais sobre esse projeto? Então, acompanhem esse texto até o final e saibam tudo sobre esse programa.

Quer saber mais sobre programas e iniciativas de educação no Brasil? Confira então mais sobre o Educa Mais Brasil 2024, e concorra a bolsas de estudo de até 70%.

O que é a Plataforma Paulo Freire

A Plataforma Freire é uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Governo Federal, a qual, oferece uma oportunidade de especialização para os docentes cadastrados no programa.

Conheça também outros programas do governo que tem mudado a vida de diversas pessoas:  O Programa Bolsa Família tem ajudado tirar centenas de pessoas da extrema pobreza todos os anos. Conheça também todos os seus benefícios em relação ao seu seguro desemprego e quais as regras para ter acesso ao mesmo.

Para conseguir atingir professores de todo o Brasil, as Plataformas Freire mantém parceria com várias entidades públicas e privadas de ensino de licenciatura, para oferecer aos mais diversos professores, uma chance de se aperfeiçoar.

O programa é a chance de vários professores que dão aula por vocação, principalmente no Nordeste do país, se especializaram naquilo que tanto gostam.

A formação oferecida é extremamente moderna e segue conceitos de educação de vários lugares de mundo, mas, a principal inspiração veio mesmo do Brasil, do mestre Paulo Freire, que criou uma metodologia própria de alfabetização é ainda hoje é uns dos nomes mais citados em trabalhos acadêmicos por todo o mundo.

Os cursos oferecidos podem ser feitos em modalidades presencial, para quem tiver essa possibilidade, semipresencial e a distância, para os locais mais distantes das faculdades parceiras, lembrando que o programa está presente em 21 Estados Brasileiros, por isso, é preferível escolher a modalidade presencial, para conseguir aproveitar melhor todo o conteúdo ministrado no curso.


Como se cadastrar na Plataforma Freire?

  • Para concorrer a umas das vagas oferecidas pela Plataforma Freire, é necessário se cadastrar no site oficial do programa, no link, http://freire.capes.gov.br/;
  • você deve preencher o seu CPF, depois escolher em qual Estado deseja fazer o curso, qual a modalidade e qual curso deseja prestar.
  • Depois de preenchida a ficha de inscrição, você deve mandar os documentos solicitados e esperar pela seleção, que vai avaliar diversos critérios definidos pelo Governo Federal.
Como se cadastrar na plataforma paulo freire
Passo a passos como se cadastrar na plataforma Paulo Freire.

O processo é bastante concorrido, por isso, preste bastante atenção no momento de realizar a sua inscrição, para preencher todos os dados corretamente e não ser eliminado logo na primeira fase do programa, que é a conferência dos dados e dos documentos solicitados.

Essa é uma excelente oportunidade para você que é professor e busca uma especialização, não perca essa chance, se inscreva agora mesmo na Plataforma Freire e atualize seus conhecimentos.

E você, tem mais alguma dúvida sobre a Plataforma Freire? Deixe o seu comentário abaixo e venha fazer esse post junto com a gente.

5/5 - (1 vote)

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de sanar algumas duvidas…Recebi uma ligacao que tinha sido selecionada para participar dos cursos da Plataforma Freire. O material didatico ja chegou em minha casa e logicamente o boleto bancario das parcelas deste material tambem. Agora nao sei como proceder. instalei o bookplay e deu tudo certo. posso fazer os cursos do bookplay pelo periodo de 1 ano no qual ja está contando desde o periodo da ligaçao dia 21/11 que acho que nao está correto pois recebi o material somente 3/12. O bookplay e os cursos da Plataforma Freire sao duas coisas diferentes é isso? Quando posso acessar a Plataforma se nao possuo senha? Minha inscricao depende da minha secretaria de educacao? Se for isso começa a contar a partir dess inscricao via SEDUC? Aguardo resposta para minhas duvidas

  2. Gostaria de me inscrever num curso de educação física da Plataforma Paulo Freire pelo Parfor e nao sei mais como. Ja fiz uma Licenciatura um tempo atrás, mas nao estou conseguindo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome