Infelizmente, é muito comum vermos alunos ficando sem poder estudar por conta da falta de vagas nas escolas. Entretanto, para evitar qualquer problema atualmente existe a Pré-Matrícula 2023. Uma forma prática e rápida para você garantir a vaga do seu filho (a) ou educando em uma instituição municipal, ou estadual da rede pública.

Pré Matrícula 2023
Pré Matrícula 2023

Pré-Matrícula 2023

Mas afinal, o que é o Pré-Matrícula 2023? Garantir a vaga na escola, é fundamental. Até porque, todo mundo já entende que não existe futuro sem a educação.

Sendo assim, é sempre uma luta para os pais ou responsáveis conseguirem vaga para seus filhos. Da creche até o ensino médico isso se torna um grande problema.

Para evitar filas enormes e o país perdendo dias de trabalho, o governo criou o Pré-Matrícula 2023. Desse modo, através de um sistema 100% online, os pais conseguem efetuar a pré-matrícula dos seus filhos através da internet, sem sair de casa.

Porém, é importante entender que a mesma não garante a vaga. Ou seja, após a pré-matrícula, é essencial ir presencialmente até a escola no período de matrícula para confirmar a vaga.

✅ Confira também essas vagas disponíveis:

Pré-Matrícula 2023 no Ensino Municipal e Estadual

Antes de mais nada, é de suma importância entender que no da pré-matrícula, por exemplo, alunos já matriculados possuem prioridade na hora de conseguir uma vaga.

Neste caso, os alunos que são transferidos de outros estados ou mesmo de outras escolas públicas, ou particulares, precisam efetuar a pré-matrícula o mais rápido possível.

Além disso, para quem participa ou deseja participar do EJA (Educação de Jovens e Adultos), efetuar a pré-matrícula também se torna fundamental.

Pré-Matrícula 2023 Online Passo a Passo

Agora que você já conhece o que é a Pré-Matrícula 2023 e como ela funciona, está na hora de falar do mais importante. Como efetuar a pré-matrícula sem precisar sair de casa?

Com a finalidade de garantir a vaga, é fundamental ter em mãos um computador e, claro, acesso estável com a internet. Posteriormente, basta seguir o passo a passo completo abaixo:

  • Acesse o site da Pré-Matrícula 2023 do seu estado;
  • Ao acessar o site, procure pela opção “Faça a sua Inscrição”;
  • Nesse momento, basta preencher o formulário informando todos os dados solicitados. Lembre-se de ter muita atenção nessa etapa;
  • Por fim, basta clicar em “Continuar”, selecionar a unidade de ensino que deseja e finalizar o cadastro.

Lembre-se, a Matrícula fácil 2023 não substitui de forma alguma a matrícula. Sendo assim, caso você consiga uma vaga, é de suma importância ir presencialmente até a escola escolhida no cadastro acima com os seguintes documentos.

✅ Fique atendo também como tirar o seu boletim online:

Documentos Necessários Pré-Matrícula 2023

Ao se dirigir até a escola, é importante não esquecer nenhum dos documentos abaixo. Caso contrário, você perderá a viagem e vai precisar ir novamente até a escola para a confirmação da matrícula.

  • Certidão de Nascimento do aluno (Original e Cópia);
  • RG;
  • CPF;
  • Duas fotos 3×4;
  • Comprovante de Residência;
  • Carteira de Vacinação (apenas para crianças do 1º ao 5º ano;
  • Histórico Escolar.

AVISO: O Histórico Escolar é um documento que precisa estar presente no momento da matrícula. Portanto, vá atrás desse documento na instituição de ensino antiga do educando para solicitá-lo.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome