Um dos fatores mais importantes para quem aluga um imóvel, é sempre manter bem o controle de quem executou o pagamento do aluguel e quais são aquelas pessoas inadimplentes, além de documentar o pagamento, através do Recibo de Aluguel. Além da questão de quem aluga, o recibo de aluguel também tem uma grande importância para quem efetua o pagamento dessa taxa, já que pode ser o comprovante de que o pagamento está em dia e foi corretamente feito, e se você está pensando em iniciar seu próprio negócio como locatário, o primeiro passo é ter em mãos um modelo de recibo de Aluguel.

Recibo de Aluguel Comercial
Recibo de Aluguel Comercial

Assim, tanto para quem recebe o dinheiro do aluguel, quanto para quem faz o pagamento dessa taxa mensal, para a utilização de um imóvel, é importante que o recibo de aluguel seja feito e mantido assinado mensalmente, tanto por quem aluga um imóvel, quanto por quem fornece.

Isso é de extrema importância, já que o aluguel se trata de um modo de negócios, no qual, duas pessoas estão envolvidas, por isso, quanto mais proteção houver, tanto para quem aluga, quanto para quem é o proprietário, melhor, para evitar possíveis problemas e brigas posteriores entre essas duas pessoas que firmam um contrato de aluguel.

Veja também:

Formas de pagamento do aluguel

Existem duas formas mais tradicionais de pagamento de aluguel, as quais, vai depender de como o proprietário deseje receber o dinheiro.

Um primeiro modo, é a pessoa dona do imóvel, contratar uma imobiliária para tomar conta dessa cobrança, desse modo, o proprietário não precisa se preucupar com nada, já que quem irá fazer tanto a cobrança desse pagamento, quanto fornecer o recibo para o locatário, é a própria imobiliária.

Agora, caso o proprietário decida tratar pessoalmente com o locatário, será necessário definir uma forma de pagamento, que pode ser depósito em conta ou ainda quitação em dinheiro e também será responsabilidade do dono do imóvel, fornecer esse recibo, para que quem alugue, tenha uma segurança de que os seus pagamentos possam ser comprovados.

Modelo de Recibo de Aluguel

Para fazer um recibo de aluguel, o qual, possa ser válido como uma demonstração de pagamento ou da falta dele, é importante que todos os dados sejam informados nesse documento. Confira abaixo um modelo pronto de recibo de aluguel para download.

Para poder ser utilizado como prova, o modelo de recibo de aluguel deve fornecer todos os dados sobre o imóvel alugado, o nome completo tanto do locatário, quanto do locador, o número do documento, o valor a ser cobrado mensalmente e outras informações que podem ser importantes, como a data de pagamento e também o valor recebido, a data e o local da assinatura.

Modelo de Recibo de aluguel residencial
Modelo de Recibo de aluguel residencial
Dica de modelo de recibo de aluguel
Dica de modelo de recibo de aluguel
Modelos de recibo de aluguel anual
Modelos de recibo de aluguel anual

Com todos esses dados, o recibo de aluguel passa a ser um documento oficial de que o pagamento foi feito e com isso, protege o locatário sobre qualquer tipo de cobrança e sobre o risco de ser despejado pelo não pagamento do aluguel.

Como preencher um recibo de aluguel

O primeiro passo para preencher um recibo de aluguel é o preenchimento do endereço do imóvel alugado e o valor do aluguel. O endereço deve ser preenchido completamente, com Logradouro, número, cidade, estado e CEP.

Em seguida, identifique o nome do locatário e a forma de pagamento. Não se esqueça de assinar o documento para que este tenha validade.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome