A prova de Redação ENEM 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos exames mais temidos por parte dos candidatos, pois entre vários fatores há a preocupação com o tempo visto que, a prova é aplicada no segundo dia, junto com as provas de Matemática, Linguagem, códigos e suas tecnologias.

Desta forma, o candidato tem 5h30min no segundo dia da prova, para responder 90 questões objetivas e criar uma redação argumentativo-dissertativa baseada em um tema da atualidade. É claro que o sonho de todo candidato é fazer uma excelente pontuação (tanto nas provas objetivas, quanto na redação), para garantir a sua vaga em uma grande instituição de ensino superior, já que a maioria delas utiliza a nota do ENEM, para classificar um candidato no processo seletivo.

Redação ENEM 2023
Redação ENEM 2023

Se você ainda tem dúvidas ou se sente inseguro na preparação de sua redação continue comigo, que irei te passar, ao longo dos próximos parágrafos, dicas valiosas para se dar bem na prova do ENEM 2023. Vamos lá?


Conteúdo

Redação ENEM 2023

Bom, como todo o ENEM é avaliar o desempenho dos candidatos que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio. A redação é uma forma de analisar a capacidade que o candidato possui de apresentar, argumentar, expor suas ideias e apresentar as soluções para o problema levantado.

Redação ENEM 2023
Redação ENEM 2023 – As melhores dicas para a redação do exame nacional para o ensino médio

Desse modo, a banca examinadora avalia, entre outros fatores, a coerência, a coesão, as concordâncias nominais e verbais e a ortografia.


Temas da Redação Enem 2023

Como já é costume do ENEM 2023, os organizadores elegem temas atuais que são pertinentes a debates. Professores e especialistas fazem suas apostas baseadas em assuntos considerados quentes. Abaixo você encontra os principais palpites de possíveis temas, para a prova deste ano:

  • Os problemas e reflexos das manifestações políticas (a participação de movimentos, a mobilização nas redes sociais, as organizações partidárias, violência e intolerância);
  • Preconceito racial (o racismo e suas várias facetas, como foi a polêmica que envolveu o caso da jornalista Maju, do Jornal Nacional da Rede Globo, o xingamento de torcedores a atletas e as discriminações que impedem pessoas de exercerem os seus direitos e deveres);
  • Dengue, Zica e Chikungunya (a epidemia e os casos de morte causados pelas doenças, os registros de nascimento de crianças com microcefalia e possíveis relações ou não, com o mosquito Aedes aegypti);
  • Intolerância religiosa (a existência de várias seitas e credos, as disputas entre as religiões pela aquisição de fieis, o posicionamento e discurso do Papa Francisco, o preconceito sofrido pelas religiões africanas e os embates com o protestantismo);
  • Escândalos da corrupção na política brasileira (o caso do Petrolão, Operação Lava Jato, delações premiadas, golpes, crise e as consequências na economia nacional com os seus reflexos internacionais).

Dicas de Redação para o ENEM

Como toda prova, você não pode zerar e nem deve almejar a nota média, para se considerar “aprovado”, mas deve buscar, para isto, a nota máxima, ou seja, alcançar os 1.000 pontos como alguns candidatos já fizeram. Basta seguir as dicas seguintes:

  • Leia bastantes livros, revistas e artigos;
  • Intensifique os seus treinos para duas redações por semana;
  • Apresente suas ideias, de forma clara e objetiva;
  • Preste atenção à ortografia e o uso de conectivos, como conjunções e advérbios;
  • Mantenha o seu foco no tema para não fugir dele.

E, para fechar, fique atento ao gênero solicitado, que geralmente é o dissertativo. Não escreva sua redação em estilo diferente ao proposto, para não ficar sem pontuação. Bons estudos e boa sorte!

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome