O vale cultura é uns dos benefícios sociais dado pelo Governo Federal aos trabalhadores das classes sociais mais baixas. Esse benefício, na realidade é oferecido por algumas empresas, as quais, podem oferecer um cartão com um saldo mensal de 50 reais, para ser usado em compra de ingresso em cinemas, adquirir livros, filmes, revistas, enfim, qualquer produto que seja relacionado a cultura. O saldo do cartão é cumulativo, por isso é importante que o beneficiado tenha controle do Saldo Vale Cultura.

Para a empresa, a vantagem de participar do programa Vale Cultura é a isenção de até 1% no seu imposto de renda, além de estar fazendo um grande bem social para o Brasil.

saldo vale cultura
Consulta Vale Cultura – Confira o Saldo do Benefício

Cartão vale cultura

É uma ação de extrema importância do Governo Federal, pois, sabe-se que a cultura vem sendo negligenciada no Brasil faz alguns anos e esses 50 reais, podem mudar a relação que a população mais pobre, normalmente excluída de processos culturais.

Saldo vale cultura

Lembrando que o saldo de 50 reais é acumulativo e sem limite para uso, portanto, se alguém quiser juntar 200 reais para ir a uma peça de teatro, pode não usar o cartão por quatro meses e ir juntando esses 50 reais, para conseguir o dinheiro necessário para comprar o seu ingresso.

Além disso, o cartão pode ser usado em todo o Brasil, não apenas na cidade que o trabalhador more ou tenha seu emprego. Assim, se ele trabalhar em São Paulo e nas férias quiser curtir um programa cultural na Bahia, estará liberado o uso do seu cartão.

Consulta saldo vale cultura

Para quem estiver em dúvidas de quanto está o saldo do seu cartão vale cultura, existem 3 opções de consulta por saldo, assim, a pessoa pode consultar o seu saldo, da maneira que melhor lhe convir.

A primeira opção é consultando o saldo pela internet, basta acessar o site http://vale.cultura.gov.br e informar o CPF, o seu nome completo e os últimos seis dígitos do seu cartão. Assim, o site já te encaminha para a página do seu cartão, na qual, estarão todos os seus dados, data do recebimento do benefício e o saldo a ser utilizado.

saldo vale cultura
Consulta Vale Cultura – Confira o Saldo do Benefício

Outra maneira é ligar para a central de informação da Caixa Econômica Federal, informar alguns dados seus e pedir para que eles te informem o seu saldo, além de poder saber detalhes do seu extrato também, caso seja do seu interesse.

Por fim, uma terceira alternativa para a consulta do saldo do Vale Cultura é indo até uma Agencia da Caixa Econômica Federal, com o seu cartão e o seu documento e pedir para um funcionário realizar essa consulta para você.

Dessa maneira, você vai saber qual o seu saldo e vai poder planejar como utiliza-lo da melhor maneira possível.

Vale Cultura onde pode ser usado

O cartão do Vale Cultura pode ser utilizado para uma série de aquisições de caráter cultural, dentro os quais se destacam:

  • Compras de peças de artesanato;
  • Ingressos para o cinema;
  • Ingressos para o Teatro;
  • Cursos relacionados a atividades culturais;
  • Aquisição de músicas;
  • Compra de filmes;
  • Aquisição de instrumentos musicais;
  • Compra de livros ou jornais;
  • Ingressos em exposições culturais;
  • Ingressos em festas populares;
  • Entre outros.
5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome