Você sabe para que serve e como funciona o segundo turno eleições 2022? Essa é uma informação importante para brasileiros que são votantes e que querem participar das decisões eleitorais do país.

Em 2022 os brasileiros retornam as urnas para eleger alguns dos principais cargos das eleições do país. Dentre eles, o de presidente da República, o líder mais importante do país. Esse é um cargo que geralmente não é definido no primeiro turno, sendo necessário retornar para o segundo turno eleições 2022.

Segundo Turno Eleições 2022
Segundo Turno Eleições 2022

Então, entenda a seguir como acontece o segundo turno eleições 2022 e descubra tudo sobre esse momento importante na hora de eleger um candidato.

Como funciona o Segundo turno das eleições?

Não é difícil entender como funciona o segundo turno das eleições. Na verdade, ele funciona exatamente como o primeiro, porém, ocorre em outra data.

Basicamente, todos os cidadãos que foram até as urnas para a primeira rodada de votação devem retornar em uma data anunciada pela propaganda eleitoral para definir entre 2 candidatos que estejam disputando o cargo.

Por que ocorre o segundo turno?

As eleições diretas representam uma verdadeira conquista para a democracia brasileira. Através delas, quem define os líderes políticos do país é o povo, diferentemente do que ocorria no sistema ditatorial.

Uma das características das eleições diretas é a possibilidade de escolha entre dois ou mais candidatos que concorrem a um determinado cargo.

Porém, nem sempre os eleitores conseguem chegar a um consenso na primeira rodada de votação. Ou seja, como há muitos candidatos, é comum que os votos se distribuam entre eles.

Mas, há sempre aqueles dois que se destacam, carregando a maioria dos votos. Ainda que não haja um empate, se nenhum dos dois candidatos que despontam como favoritos obtiver pelo menos 50% + 1 dos votos, então o segundo turno se faz necessário.

Isso permite que mesmo aqueles cidadãos que porventura votaram em candidatos com menos chance de vitória agora também participem da escolha considerando apenas os dois mais votados.

Saiba mais sobre as eleições: Como justificar o voto em 2022.

Quais as datas previstas para o Segundo Turno

No entanto, quando falamos em segundo turno eleições 2022 é importante saber que ele não ocorre logo em seguida ao primeiro turno.

Isso porque, primeiro, é preciso aguardar um tempo para a contagem dos votos válidos e a conclusão de quais são os candidatos que concorrerão ao segundo turno.

Além disso, esses candidatos que avançaram para a próxima etapa das eleições 2022 deverão veicular suas propagandas eleitorais apresentando seus projetos e discursando sobre os motivos pelos quais merecem o voto da população.

Geralmente essa nova propaganda eleitoral dura cerca de 2 semanas. Isso significa que dentro de 15 dias, mais ou menos, a população deve voltar às urnas para eleger definitivamente um candidato.

As eleições do próximo ano estão previstas para ocorrer em 02 de outubro. Porém, o segundo turno eleições 2022 deve acontecer somente em 30 de outubro, no final do mesmo mês do primeiro turno.

Para participar do segundo turno é importante ter comparecido na votação do primeiro turno.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome