O ano de 2023 trouxe várias mudanças e para os programas de beneficio federais não foi diferente. Houve o reajuste salarial que, todo ano, sofre alteração e para este ano o valor do mínimo é de R$ 1045,00 ou, um aumento de R$ 92 mensais para o bolso do trabalhador. Além disso, já estão em vigor as novas regras para o Seguro Desemprego e é importante que todo trabalhador, empregado ou não, conheça essas alterações que dizem respeito, principalmente, ao período de concessão e tempo de trabalho executado. Vejam a seguir quais são as modificações e saiba como funciona o Seguro Desemprego Online.

Seguro Desemprego Online 2023
Seguro Desemprego Online 2023

Seguro Desemprego Dataprev

A partir de agora o Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) e o Sine (Sistema Nacional de Emprego) passam a trabalhar juntos com o objetivo de integrar o mais rápido possível o trabalhador desempregado no mercado de trabalho. A proposta, ao que parece, partiu do Sine e é uma forma de reduzir o número de desemprego no país que se tornou crescente do ano passado para cá, devido aos problemas econômicos que tem feito com que muitos empregadores dispensem seus funcionários.

A integração foi realizada no ano passado, mais especificamente no mês de junho. Antes cada uma exercitava suas atividades de modo autônomo e terceirizado. Com a mudança, ou seja, a integração entre ambos, um dos principais objetivos é recolocar a pessoa desempregada no mercado através de um novo emprego.

Desta forma, é importante que os trabalhadores saibam que, se ficarem desempregados e surgir no Sine uma oportunidade de trabalho, que se encaixe no seu perfil profissional deverão obrigatoriamente se candidatar caso o contrário poderá perder o Seguro Desemprego adquirido.

Valor do Seguro Desemprego

O novo valor do Seguro desemprego foi reajustado de acordo com o valor do mínimo nacional de 2016. Dessa forma, para garantir que o trabalhador não fosse prejudicado, o cálculo do benefício também foi reajustado. Confira abaixo o cálculo do novo benefício.

Consulta INSS previdência

Como funciona o Seguro Desemprego Online?

Com as alterações realizadas pelo Governo, o agendamento, acompanhamento do benefício e outros serviços básicos são realizados via internet. Para isso, precisará acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no seguinte endereço (http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam), clicar no botão a esquerda de sua tela “Agendar” e preencher o formulário.

Dependendo de sua localidade ou posto de atendimento do MTE a possibilidade de agendamento para diversos serviços é maior do que em outras. Note que, abaixo do botão “Agendar” existe o botão “Reagendar” que é opção que você pode clicar em caso de não poder comparecer no posto do MTE na data e horário previsto. Caso precise, é só fazer o reagendamento para outra data em que deverá comparecer.

Com essa medida eletrônica você não precisa mais ter que comparecer ao posto do MTE e enfrentar uma longa fila como era costumeiramente observado, agora se economiza tempo e o atendimento se torna mais eficaz devido ao desafogamento de pessoas.

Já para o Governo os benefícios dessa alteração fazem com que reduza os gastos, promove um serviço mais eficiente e ainda auxilia milhares de brasileiros na busca por um novo emprego. Afinal de contas, o desemprego não é bom para ninguém – no caso dos trabalhadores pode afetar sua dignidade e diminuir o seu poder de compra, para o Governo é o aumento no orçamento para amparar temporariamente o trabalhador e para a economia é a perda de boas vendas.

5/5 - (3 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. Tentei dar entrada no seguro desemprego e não consegui pois me informaram que havia passado um dia da data limite.Pois não tinha a informação que havia data ou tempo para dar entrada! E agora o que faço se preciso deste beneficio!Não estou trabalho e tenho contas a pagar!! Sei que é um direito meu!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome