Muitas pessoas que são beneficiadas pelo Seguro Desemprego possuem dúvidas sobre como é realizada a consulta do saldo. É importante conhecer como funciona esse programa do Governo que ampara os trabalhadores que, por infelicidade, acabam perdendo a sua principal fonte de renda. O Seguro Desemprego é modelo emergencial para que o trabalhador não fique totalmente desprovido de recurso financeiro até retomar ao mercado de trabalho em uma nova oportunidade profissional. Para maior organização do trabalhador, existe a Consulta do Seguro Desemprego Saldo, para esclarecer quantas parcelas do benefício o trabalhador ainda tem direito.

Saldo Seguro Desemprego 2024
Saldo Seguro Desemprego 2024

Como realizar a consulta do saldo Seguro Desemprego?

O procedimento é simples. Você deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e buscar pelo Atendimento ao trabalhador e, mediante a apresentação de seus documentos pessoais, Carteira de Trabalho e o número do PIS receber as informações. Mas, como esse procedimento é hoje considerado o mais demorado já que, muitas das vezes, é preciso enfrentar filas na agência, existem alternativas como as seguintes:

  • Caixa eletrônico: Com o seu Cartão Cidadão você pode consultar o seu saldo diretamente no atendimento eletrônico;
  • Casas Lotéricas: Semelhante à alternativa anterior, basta apresentar o seu cartão a atendente para realizar a consulta;
  • Cliente Caixa: Se você é correntista ou tem conta poupança é só realizar a consulta diretamente na sua conta uma vez que, os depósitos são realizados imediatamente para quem é cliente;

Site da Caixa: Uma das formas mais rápidas e cômodas. É só acessar o link (https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01), informar o número do seu PIS e sua senha da internet. Caso ainda não possua é só realizar o acesso e fazer o seu cadastro para realizar todo o procedimento;

Consulta Saldo Auxílio Desemprego pelo telefone

Telefone: Outra alternativa é ligar para a central de atendimento da Caixa 0800 726 0207 e obter todas as informações diretamente com o atendente;

Aplicativo Caixa: Uma solução mais prática. É só baixar o aplicativo para realizar a consulta de modo semelhante à alternativa anterior em qualquer lugar.

Em qualquer uma dessas ferramentas de consulta, o trabalhador saberá qual será a data do próximo pagamento e quantas parcelas ainda poderá receber o que lhe gera maior organização financeira.

Parcelas Seguro Desemprego?

Isso dependerá do tempo de serviço realizado, ou seja, vai variar de caso para caso. De modo geral, são 3,4 ou 5 parcelas, onde 3 corresponde ao menor tempo trabalhado e 5 ao maior. O valor do seguro é realizado pelo Governo Federal por meio de recursos adquiridos pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) que é o mesmo que gera o pagamento para o abono do PIS.

O que acontece se o trabalhador beneficiado logo conseguir um novo emprego?

O pagamento do seu seguro será suspenso uma vez que, o beneficio é destinado somente aos trabalhadores que ficaram sem a sua principal fonte de renda e assim quando conseguem um novo emprego entende-se que não há necessidade do Seguro.

Deste modo, é importante que o trabalhador, independente do número de parcelas, procure logo uma recolocação profissional antes que o período concedido do seguro se encerre e não fique totalmente desamparado, pois o beneficio não é renovável para quem recebeu todas as parcelas a que teve direito.

5/5 - (2 votes)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome