A burocracia e a dificuldade em encontrar informações sempre foi um grande problema, principalmente no Brasil. No entanto, com a chegada da tecnologia, muitos processos passaram a ser resolvidos em um clique. Com a grande atualização de grande parte dos processos dos governos federais, estaduais e municipais, foi possível a criação do Sistema de Gestão do Bolsa família (SIGPBF).

SIGPBF
Sistema de Gestão do Bolsa família – SIGPBF

Há grandes dúvidas em relação a Quem Tem Direito ao Bolsa Família 2024, afinal o benefício auxilia a diversas famílias brasileiras. Para se informar a respeito de quem tem direito e ainda outras informações sobre o programa, pode usar o Telefone Bolsa Família.

O que é SIGPBF?

Em suma, o SIGPBF ou Sistema de Gestão do Bolsa Família foi criado com o objetivo de integrar e facilitar o acesso a dados importantes, como o Bolsa família.

Com isso, foi possível a integração de dados, informações e processos em apenas um local. Dessa forma, informações que antes ficavam avulsas, principalmente do Bolsa Família, passaram a ter um local fixo e integrado com outros sistemas, como o Cadastro Único (CadÚnico).

Sicon e SIGPBF

O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) foi criado pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) com o apoio do Departamento de Tecnologia (MDSA).

Como foi citado anteriormente, achar informações referentes a programas de governo sempre foi algo complexo e muitas vezes se gastava muitas horas do dia para resolver problemas simples que poderiam ser resolvidos sem problema algum se houvesse um sistema integrado.

Todavia, o SIGPBF promete facilitar o acompanhamento de tudo que envolve o Cadastro Único (CadÚnico) e consequentemente o Bolsa Família.

Atualmente, esse sistema já está em vigor e funcionando normalmente. Além de ser gratuito, por conta do grande número de dados dentro do sistema e claro, dados de Login ao ingressar na plataforma, o SIGPBF foi feito com total controle de segurança.

Sicon
Sicon

 

Mais uma plataforma relacionada ao Programa é SIBEC Bolsa Família, através do mesmo é possível que qualquer cidadão monitore as informações a respeito do benefício, evitando possíveis fraudes.

Manual Sistema de Gestão do Bolsa Família

Para quem deseja entender tudo sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa família, também é possível acessar o Manual SIGPBF.

Clicando no Manual você será redirecionado para um site repleto de guias de navegação onde será impossível entender todas as informações sobre o sistema.

Além disso, para quem quer ler o PDF completo do guia de navegação do site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social, Clique Aqui.

Acesso ao SIGPBF

Para acessar o SIGPBF é muito simples, basta acessar o site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social pelo site http://www.mds.gov.br/mds-sigpbf-web/indexPublico.jsf.

Dentro do site você verá uma linha verde onde poderá efetuar o seu login dentro da plataforma.

Acesso ao SIGPBF
Acesso ao SIGPBF

Atendimento do Sistema de Gestão do Bolsa Família

A fim de ter um atendimento do SIGPBF de forma mais direta, você pode ligar para o número da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania 0800 707 2003 nos horários, 07h às 19h de segunda a sexta-feira ou 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

Lembrando-que, o serviço embora seja gratuito, é preciso que a ligação seja feita por um telefone fixo.

Caso você já tenha solicitado uma manifestação e já possua um número de protocolo, acesso ao site: http://fale.mdsvector.site:8080/consulta e confira a situação da sua manifestação.

Além disso, caso queria falar com a Ouvidoria Social do Ministério da Cidadania, ligue para 121 (opção 8) ou acesso ao site Fala.Br.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome