O SISU 2024 ou “Sistema de Seleção Unificado” é um importante programa criado pelo Governo Federal junto com o Ministério da Educação para oferecer vagas nas instituições de ensino superior.

E como estamos no inicio de 2024, grande parte dos estudantes já começaram ou retornaram a sua preparação com o intuito de garantir a sonhada vaga em uma faculdade ou universidade. Se esta é primeira vez que terá contato com o SISU, é só continuar comigo que ao longo deste artigo irei te mostrar todos os detalhes sobre este importante sistema. Confira.

SISU 2024
SISU 2024

SISU 2024 – O que é e Como Funciona

O SISU é uma espécie de plataforma online criada em 2009 pelo Ministério da Educação com o intuito de oferecer vagas em instituições públicas de ensino superior utilizando como base as notas obtidas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Desta forma, o sistema realiza as seleções dos candidatos duas vezes ao ano conforme o número de vagas e de cursos que são ofertados pelas instituições educacionais parceiras. A titulo de curiosidade, só para o primeiro semestre de 2017 são mais de 238.397 vagas disponibilizadas por aproximadamente 131 instituições.

Para ter ideia, ao fazer a comparação com os números registrados no primeiro semestre de 2016 o aumento de vagas foi de 4.5%, pois no ano passado o mesmo número de instituições ofereceu cerca de 228.000 vagas.

O SISU funciona da seguinte forma: o candidato interessado deve se inscrever no programa, o qual irá verificar dentre todos os inscritos quais foram aqueles que obtiveram maior nota no ENEM e possíveis políticas afirmativas (negros, indígenas e deficientes físicos). Veja a seguir como funciona o processo de inscrição no SISU 2024.

Veja também: Como realizar sua inscrição no PROUNI 2024 passo a passo.

Inscrições SISU 2024

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do SISU neste link (http://sisu.mec.gov.br). É importante ressaltar que para participar da seleção você não pode ter zerado a prova de redação, caso o contrário, não poderá se inscrever.

Ao acessar a página oficial do SISU, clique sobre o botão “Fazer inscrição”. Depois você deverá informar o seu número de inscrição no ENEM e respectiva senha, digitar o código da imagem na tela e clicar sobre o botão “Entrar no SISU”.

Confira os seus dados e se estiverem corretos é só confirma-los. Caso deseje, clique sobre a opção “Usar os mesmos dados do ENEM”. Não se esqueça de selecionar a opção referente a estar ciente do aviso sobre os dados de contato, e em seguida, confirme no botão correspondente.

Inscrições SISU 2024
Inscrições SISU 2024

Agora, você deve escolher a sua primeira e segunda opção de cursos de graduação do seu interesse e definir se deseja disputar a vaga por ampla concorrência ou então por ações afirmativas.

Além do SISU você ainda pode optar pelo financiamento através do FIES que em muitos casos é uma ótima alternativa, veja como participar das inscrições do FIES 2024 e dessa forma financiar a sua faculdade.

Notas de Corte SISU 2024

Você já deve ter ouvido falar sobre as notas de corte do SISU e se tem alguma dúvida a respeito do assunto, saiba que o mesmo é bem simples como poderá verificar a partir de agora.

A nota de corte do SISU nada mais é do que uma referência para se observar e medir o desempenho dos alunos que fizeram o ENEM de acordo com a pontuação conquistada. Desta forma, a nota de corte do SISU corresponde à pontuação em que o último candidato teve e que assim permitiu com que ele entrasse em uma determinada vaga.

Consulte o Resultado SISU 2024 através da Internet.
Consulte o Resultado SISU 2024 através da Internet.

Por outro lado, é importante ressaltar que esta pontuação varia de universidade para universidade, como também por campus, curso, turno e tipo de modalidade de concorrência a ser escolhida pelos candidatos.

Em outras palavras, não há como saber com certeza a nota que você precisa tirar na prova do ENEM 2024 para conseguir a vaga no SISU, pois as variações de pontuação podem ser diferentes de um ano para o outro. Sendo assim, é interessante você observar qual foi à nota de corte da faculdade que pretende entrar no último processo seletivo para servir de base e intensificar a sua preparação para o ENEM.

Resultado SISU 2024

Para saber o resultado do SISU você deve fazer algum dos seguintes procedimentos, a saber:

  • Acessar o site do SISU e consultar o boletim do candidato;
  • Fazer uma consulta nas instituições que participam do programa;
  • Fazer uma consulta pelo telefone 0800 61 6161 e falar com a Central de Atendimento do MEC.

Como todo processo seletivo é importante que você se atente quanto aos prazos para não perder a sua chance. Boa sorte!

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome