Existem milhares de brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental, por várias razões. Por causa disso, o Ministério da Educação, criou uma prova gratuita que oferece certificação do ensino fundamental ou médio, para quem deseja ter esse diploma ou então quer voltar a estudar. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2021 é uma prova que testa os conhecimentos do cidadão, que, caso aprovado, pode solicitar o certificado de aprovação do ensino médio.

Encceja 2021
Encceja 2021

A procura pelo ENCCEJA 2021 é cada vez maior, já que ele dá uma oportunidade para que milhares de jovens, ganhem seus certificados do ensino fundamental, mesmo sem terem frequentados esse nível escolar, a depender do desempenho que eles tenham nesse exame.

Inscrição Encceja 2021

Por se tratar de um exame realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com o Inep, que também é o órgão responsável por organizar o Enem 2021, o Encceja 2021 tem inscrição gratuita, para que assim, mais adultos ainda possam realizar essa prova e desse modo, terem uma chance de melhorar a qualidade de vida, conseguindo evoluir no emprego, ao ter o certificado do ensino médio.

Para participar da prova, é necessário ter ao menos 15 anos de idade para realizar a prova do ensino fundamental, e ao menos 18 anos para realizar a prova do ensino médio, podendo caso aprovado, solicitar o certificado de conclusão desses níveis de ensino. Se você quiser realizar o ensino superior com a nota do Enem, pode tentar entrar em programas como o Sisu 2021.

Calendário ENCCEJA 2021

O Encceja 2021 vai ser realizado no começo de janeiro, para que assim, as pessoas já tenham a oportunidade de começar o ano com um diploma do ensino fundamental no currículo.

Inscrições ENCCEJA 2021

É importante lembrar que para a certificação do ensino médio, vale a nota do Enem, assim, que ainda não terminou o colégio, pode usar o Enem, para, além de entrar em uma faculdade, também conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, o que é um grande ganho para algumas pessoas.

O link para a inscrição no Encceja 2021 já foi liberado pelo Ministério da Educação, e o processo para estar apto a fazer a prova é bastante simples. Basta acessar o site do Inep, clicar no nome do programa, e preencher os dados solicitados, para ter a sua inscrição nessa prova liberada.

Prova Encceja 2021

A prova é composta por 30 questões de múltipla escolha, as quais abordarão os seguintes temas: História geral e do Brasil, português, inglês, ciências naturais, artes, física, química, matemática.

Além dessas questões, o candidato a ter o diploma do ensino fundamental, também deverá realizar uma redação, de um tema a ser definido na hora, dessa forma, demostrará a sua qualidade de dissertar e de abordar um tema complicado, mostrando assim, competências básicas para conseguir o diploma do ensino fundamental e ter a chance de ingressar em uma faculdade.

Data da Prova ENCCEJA 2021

O Governo Federal ainda não liberou a data da prova do programa, mas, se seguir o padrão dos outros anos, ela deverá ser realizada no final de janeiro ou começo de fevereiro, que são tradicionalmente as datas selecionadas para a execução desse exame, o qual, é feito por milhares de brasileiros, que desejam ter a certifica o de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.

16 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome