A UFPR, universidade Federal do Paraná, é uma instituição de ensino superior que está presente no mercado desde 1912, sendo considerada uma das mais antigas do Brasil. Ela possui inúmeros cursos nas mais variadas áreas de atuação e também inúmeros alunos de todas as regiões do país. Além de ter o Portal do Aluno UFPR.

Portal do Aluno UFPR
Portal do Aluno UFPR

A instituição possui um portal do aluno, onde os mesmo podem realizar diversas atividades que facilitam o dia a dia como estudante da universidade. Por meio do portal é possível acessar o calendário escolar, o calendário referente às avaliações, notas do aluno, documentos necessários para poder realizar o estágio, comprovante de matrícula, além das informações a respeito das atividades da UFPR.

Como acessar o Portal do Aluno UFPR

Se você é um aluno e não sabe como acessar o portal do aluno, basta seguir os seguintes passos que serão apresentados logo abaixo que iremos demonstrar como proceder:

  • Primeiro você deve acessar o site oficial da UFPR no seguinte link: https://intranet.ufpr.br/intranet/public/principal.action;
  • Localizado na parte esquerda da página, procure pela opção “Entrar”;
  • Depois você deverá clicar em usuário e preencher o campo com seu login de acesso;
  • Logo após você deverá digitar a senha que foi criada logo no primeiro acesso;
  • Caso você ainda não possua um login de acesso, você deverá clicar na opção “solicitar um e-mail @ufpr.br”.
  • Caso você esqueça sua senha de acesso, nessa mesma página você encontrará uma opção para conseguir recuperar sua senha.

Confira Ainda: Como acessar o Portal do Aluno Uninassau, o passo a passo completo.

Vestibular UFPR

Assim como podemos observar nos vestibulares de outras instituições, muitas utilizam a nota do ENEM como forma do aluno ingressar na universidade, porém, a UFPR possui seu próprio vestibular, não aceitando a nota do ENEM em seu processo seletivo.

A UFPR possui um vestibular próprio que é dividido em duas fases, uma com questões objetivas e outra com questões dissertativas. Na prova da primeira fase o estudante deve responder a 80 questões objetivas com conteúdo sobre conhecimentos gerais referente ao que foi aprendido durante o ensino médio.

Já na segunda fase, são cobrados conhecimentos específicos e a prova é dissertativa. As questões de conhecimento específico das provas são elaboradas de acordo com o curso que cada candidato irá prestar. Lembrando que as questões da segunda fase são todas dissertativas, ou seja, os candidatos devem discorrer sobre o assunto perguntado e não apenas assinalar alguma alternativa.

Normalmente as inscrições para os estudantes que possuem interesse em prestar o vestibular da UFPR ocorrem durante o mês de agosto. Lembrando que apenas candidatos que estejam concluindo o ensino médio ou que já tenham concluído que podem prestar o vestibular.

Cursos e Modalidades da UFPR

A UFPR possui diversos cursos nas mais diversas áreas de atuação, como área da saúde, ciências exatas, humanas e biológicas. Lembrando que a escolha pelo curso deve ser feita no momento da inscrição para o vestibular, e não após a prova, como ocorre com o SISU.

Entre os cursos mais procurados da instituição, podemos citar:

  • Psicologia;
  • Educação Física;
  • Direito;
  • Medicina;
  • Administração.
5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome