Trabalhadores que contribuam com o INSS regularmente e tenham que se ausentar do trabalho por 15 dias ou mais podem solicitar o chamado auxílio doença 2023. O auxílio consiste em um benefício pago durante o período em que o trabalhador fica parcialmente ou totalmente impossibilitado de realizar o seu trabalho ou atividade habitual.

Auxílio Doença 2023
Auxílio Doença 2023

Auxílio Doença INSS

O auxílio doença é um benefício pago para os trabalhadores que estejam incapacitados de trabalhar. Diferentemente do auxílio acidente, esse benefício é provisório e não pode ser acumulado com outras fontes de renda.

Para solicitar o auxílio doença, o trabalhador deve cumprir alguns requisitos, além de passar por perícia médica. O auxílio é solicitado e fornecido em casos onde o trabalhador sofre algum acidente, por exemplo, e não possa continuar trabalhando por determinado período.

Veja outros auxílios prestados pelo INSS para seus segurados:

O auxílio doença dura enquanto o beneficiário estiver impossibilitado de trabalhar e em alguns casos mais graves pode resultar em uma aposentadoria por invalidez. O valor do auxílio varia de acordo com o valor do salário de contribuição para o INSS.

Quem tem Direito ao Auxílio Doença 2023

Para ter direito ao auxílio, o trabalhador deve:

  • Estar incapacitado de realizar o seu trabalho ou atividade habitual, mesmo que seja capaz de realizar outras atividades, nesse caso se leva em conta a atividade realizada habitualmente em seu trabalho;
  • Ter qualidade de segurado da tabela do INSS;
  • Cumprir o prazo de carência (no mínimo 12 meses contribuindo, com exceção dos trabalhadores que tenham sofrido acidentes no ambiente de trabalho);
  • Estar com o pagamento do INSS em dia no momento da solicitação do benefício.

Requerimento

O requerimento do auxílio deve acontecer caso o trabalhador fique afastado por mais de 15 dias, pois até 15 dias é de responsabilidade da empresa o pagamento do auxílio ao trabalhador.

O requerimento do auxílio doença deve ser realizado na Previdência Social e pode ser feito através dos canais de atendimento, como a plataforma do INSS. A solicitação é feita de maneira online, mas é necessário que o solicitante passe por uma perícia médica.

Agendar

Para realizar o agendamento para o auxílio doença, o solicitante deve:

  • Acessar o site do Meu INSS (disponível no link: https://meu.inss.gov.br/central/#/) ou entrar no aplicativo Meu INSS;
  • Realizar o login com a senha cadastrada (caso ainda não seja cadastrado, basta selecionar a opção “Cadastrar” e preencher o formulário com as informações solicitadas);
  • Selecionar a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Selecionar a opção “Benefícios por incapacidade”;
  • Selecionar a opção “Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença”.

Para finalizar o agendamento é necessário preencher o formulário com as informações solicitadas.

Resultado Perícia INSS

Para saber o resultado da perícia e saber se o auxílio doença foi aprovado, basta:

  • Acessar o site do Meu INSS (disponível no link: https://meu.inss.gov.br/central/#/) ou entrar no aplicativo Meu INSS;
  • Realizar o login no site;
  • Selecionar a opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”.

Caso o solicitante tenha passado na perícia e o seu benefício tenha sido aprovado ele estará disponível para consulta nesta página.

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor informe seu nome